Imagens de São Tiago e São Jorge fazem peregrinação em Macapá para intensificar participação nos 248 anos da festa tradicional
Translado passa por órgãos públicos, empresas e residências. Comitiva será recebida pelo governador Clécio Luís no Palácio do Setentrião.

Inicia no domingo, 13, a peregrinação das imagens de São Tiago e São Jorge em Macapá. A comitiva se desloca da vila de Mazagão Velho para a capital, onde visita órgãos públicos, empresas e residências, com o objetivo de intensificar a divulgação e reforçar o convite para a participação na tradicional Festa de São Tiago, que há 248 anos é realizada no Amapá.
Pela programação, na segunda-feira, 14, às 17h, será celebrada a missa solene no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, sede do Governo do Amapá, momento em que a comissão será recebida pelo governador Clécio Luís e equipe de governo. Também serão visitadas instituições como Tribunal de Justiça (TJAP), Tribunal de Contas (TCE), Ministério Público (MP), dentre outras.

“A comitiva é composta pelas figuras de São Tiago, São Jorge e Atalaia, além de segmentos como grupo litúrgico, atiradores, fogueteiros e cavaleiros, os quais levam para a cidade uma amostra da grandiosidade da nossa maior tradição realizada em nossa vila histórica. É a renovação da fé da força que movem o nosso povo”, explica o presidente do Instituto Cultural da Festa de São Tiago, Alexandre Queiroz, que também busca arrecadar donativos para a realização.
O retorno a Mazagão Velho, distrito de Mazagão, acontece no início da noite de terça-feira, 15, quando a comunidade recepciona a comitiva e conduz as imagens de São Tiago e São Jorge em romaria até à igreja de Nossa Senhora da Assunção, onde o translado é encerrado. Para este ano, após a chegada, está confirmado o show gratuito do padre João Carlos.

Tradição apoiada pelo Governo do Amapá
A Festa de São Tiago, que acontece de 16 a 28 de julho, mistura rituais religiosos, cavalhadas e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo, que lutou ao lado dos cristãos na batalha contra os mouros. Durante esse período, a habitualmente pacata vila de Mazagão Velho recebe milhares de visitantes para prestigiar os festejos.
A programação é realizada pela comunidade, que se organiza pelo Instituto Cultural, com apoio do Governo do Amapá e Prefeitura de Mazagão. Este ano, a mais tradicional manifestação cultural e religiosa do Amapá completa 248 anos. A Festa de São Tiago encerra nos dias 27 e 28, quando as crianças têm uma festa protagonizadas por elas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!