Com a família e amigos, radialista toca o sino que celebra fim da quimioterapia na unidade oncológica do Governo do Amapá
Emocionado, o jornalista Aníbal Sérgio vibrou com o ato simbólico na Unacon por superar mais uma etapa na recuperação da saúde.

O relógio marcava 10 horas da manhã de quarta-feira, 10, quando as badaladas do sino ecoaram pelos corredores da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), vinculada ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), do Governo do Amapá. Era o anúncio da vitória. Com a voz firme e o coração emocionado, o jornalista Aníbal Sérgio realizou o ato simbólico para marcar o encerramento da fase de quimioterapia no tratamento contra o câncer.

“Esse momento é muito importante pra mim. Assim como recebi a notícia da doença, agora recebo a informação de que estou encerrando essa etapa. Foi um alívio. Fiz meu tratamento aqui, na minha terra, ao lado da minha família e dos meus amigos. Isso fez toda a diferença. Agora quero voltar a comunicar com o povo através da rádio", declarou Aníbal Sérgio ao comemorar o momento que mistura gratidão, alívio e recomeço.
O momento foi acompanhado de perto pelos filhos, Anna Beatriz Melo e Neto Silva, colegas da Rádio Difusora e a equipe da Unacon. Ao soar o sino, Aníbal não apenas celebrou uma etapa vencida, mas acendeu a chama da motivação para os que seguem na batalha. Ele não esquece das mãos que o sustentaram: os profissionais da unidade oncológica, os ouvintes da rádio, e os amigos e familiares.
O diagnóstico veio em novembro de 2023, após dores e dificuldades que o levaram, com o apoio da filha, que é biomédica, a buscar ajuda. O câncer foi descoberto precocemente, parte fundamental para o sucesso do tratamento, que iniciou em Rondônia, mas com a oferta da quimioterapia na rede de saúde estadual do Amapá, o radialista pôde retornar e continuar a recuperação próximo dos familiares.

“A descoberta precoce foi essencial. Tenham fé, procurem ajuda, façam o diagnóstico o quanto antes. O câncer tem cura, e ela começa com esperança e tratamento”, finalizou o radialista, que também exaltou o desejo de retornar à emissora em que atua há anos.

A emoção transbordava também nos olhos do filho Neto Silva, que acompanhou toda a batalha do pai. “Foi um deserto, mas nunca perdemos a fé. Hoje é dia de agradecer a Deus, aos amigos e a todos que nos ajudaram desde o início”, lembrou Silva.
Um símbolo de vitória
O toque do sino é um ritual simbólico que representa o encerramento de uma etapa do tratamento e celebra a vida. Segundo Sandra Ribeiro, gerente da Unacon, mais de 7 mil pacientes estão cadastrados na unidade. Desses, cerca de 760 estão em tratamento com quimioterapia. Outros fazem radioterapia fora do estado, pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Para a gerente, o momento é um marco de força e esperança. “Todos os dias recebemos novos pacientes. O sino é um símbolo da luta, da resistência e da vitória. É quando o paciente diz: ‘eu consegui’. Estamos nos ajustes finais para inaugurar a radioterapia aqui no Amapá, o que vai significar menos sofrimento e mais dignidade para esses pacientes”, afirmou Sandra.
Além dos tratamentos, a Unacon também realiza atendimentos laboratoriais, consultas, cirurgias oncológicas e acompanhamento pós-tratamento. A proposta é garantir um atendimento humanizado, para acolher os pacientes com carinho, respeito e esperança.

Centro de Radioterapia
O Centro de Radioterapia do Amapá, que está com as obras em fase de conclusão para entrega, será vinculado ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que mantém a Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com atendimentos clínicos, cirurgia e quimioterapia.
A oferta inédita da radioterapia na rede pública do Amapá vai permitir tratamento digno, de alto padrão e totalmente gratuito para pacientes oncológicos, atendendo a uma demanda reprimida da região. O serviço é considerado um dos caminhos para o fim do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no estado.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o local terá capacidade para atender 50 pacientes por mês, totalizando 600 pacientes por ano, com possibilidade de expansão conforme a demanda. O prédio está localizado no bairro Infraero 2, na Zona Norte de Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!