Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO DAS MULHERES

Governo do Amapá integra Encontro Nacional de Observatórios da Mulher, em Brasília

Na ocasião, foi lançada a Carta de Intenções da Rede Nacional e um portal que reúne dados dos 54 observatórios do país.

Por Alice Palmerim
10/07/2025 10h31
O encontro aconteceu no Senado Nacional, em Brasília

O Governo do Estado integrou o Encontro Nacional de Observatórios da Mulher, cujo objetivo foi fortalecer a articulação entre as plataformas já existentes e consolidar a Rede Nacional de Observatórios da Mulher (ONMP) no país. O momento aconteceu nos dias 2 e 3 de julho, no Senado Federal, em Brasília (DF), e reuniu mais de 30 iniciativas de monitoramento de dados sobre a condição das mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero. 

Durante a programação, os presentes passaram por audiência pública com autoridades dos Três Poderes e especialistas, e também de oficina colaborativa com a participação do público. Além disso, aconteceu o lançamento da Carta de Intenções da Rede Nacional de Observatórios da Mulher. 

Participação do Amapá na carta de intenções para a criação da Rede Nacional dos Observatórios da Mulher

A gerente de Banco de Dados Estatísticos da Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM), Fabiane de Melo, ressalta que a participação do Amapá é um grande avanço no fortalecimento das políticas públicas da mulher. 

Gerente de Banco de Dados Estatísticos da SEPM, Fabiane de Melo

“O Governo do Estado reforça seu compromisso com a promoção da equidade de gênero e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. Essa participação da equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres foi fundamental para trocar experiências, alinhar estratégias de coleta e produção de dados da realidade das mulheres amapaenses, pois estamos em fase de implementação do nosso novo Observatório, além de contribuir de forma positiva com a carta de intenções”, pontuou a gerente. 

CONFIRA O OBSERVATÓRIO DA MULHER AMAPAENSE

No Amapá, o ‘Observatório da Mulher Amapaense’ foi criado em junho de 2022, e desde então vem ajudando no monitoramento da violência contra as mulheres e meninas, com estatísticas de atendimentos que norteiam as ações para melhorar a Rede de Atendimento à Mulher. Em março de 2025, a plataforma passou por mudanças, desenvolvida pela equipe do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap), com objetivo de melhorar indicadores de mapeamento para ações de políticas públicas e apoio nas tomadas de decisões. 

Com o novo sistema, é possível identificar o perfil dos agressores, a tipologia da violência, bairros com maiores incidências, e o centro da SEPM que a mulher vítima de violência doméstica ou de gênero foi atendida.

Equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres presente no Encontro Nacional de Observatórios da Mulher

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!