Governo do Amapá recebe Embratur para lançamento do Plano Brasis e do Programa Novas Rotas em Macapá
Evento tem como objetivo fortalecer a imagem do Amapá no cenário internacional e ampliar a qualificação dos profissionais do setor turístico.

Com o objetivo de fortalecer a imagem do Amapá no cenário internacional e ampliar a qualificação dos seus profissionais do setor turístico, o estado sediará nos dias 17 e 18 de julho, dois importantes eventos promovidos pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em parceria com o Governo do Estado. A programação inclui a apresentação do Plano Brasis (2025-2027) e o lançamento oficial do Programa Novas Rotas.
INSCRIÇÃO PARA O PLANO BRASIS - DIA 17
INSCRIÇÃO PARA O LANÇAMENTO DO PROGRAMA NOVAS ROTAS - DIA 18
Na quinta-feira, 17, a sede do Sebrae-AP será palco do encontro técnico para escuta e contribuição do trade turístico amapaense ao Plano Brasis, que compõe o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, coordenado pela Embratur. O documento reunirá diretrizes estratégicas para a promoção do país no exterior, com base em diagnósticos regionais e propostas construídas em conjunto com gestores públicos, empreendedores e lideranças do setor.

"Este é um momento estratégico para o Amapá. Estamos contribuindo com um plano que será referência para o Brasil nos próximos anos, e queremos garantir que as singularidades da Amazônia e da nossa cultura estejam presentes na promoção internacional do turismo", destacou a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, sobre a importância da participação ativa do estado na formulação dessas diretrizes.
Já na sexta-feira, 18, o Palácio do Setentrião sediará o lançamento do Programa Novas Rotas, com a presença do presidente nacional da Embratur. A iniciativa busca inserir estados com grande potencial turístico, mas ainda fora dos principais fluxos internacionais, no mapa do turismo global. O programa foca em pilares como sustentabilidade, inovação e uso de inteligência de dados.
O Programa Novas Rotas traz ações estratégicas para inserir o Amapá no turismo internacional, com foco na qualificação e valorização das potencialidades locais. Entre as iniciativas, estão a capacitação de gestores e empreendedores em sustentabilidade, inovação e inteligência de dados, promoção de experiências autênticas com protagonismo comunitário e o lançamento de uma plataforma de ensino à distância.
O programa também prevê apoio à criação de novos roteiros turísticos e produtos com potencial de exportação, além da inclusão do estado nas campanhas promocionais da Embratur no exterior.
"O Novas Rotas representa uma grande oportunidade para estruturar nosso turismo de forma estratégica e sustentável. Vamos capacitar nossos profissionais, valorizar as experiências autênticas das comunidades e colocar o Amapá no radar internacional com produtos turísticos que refletem nossa identidade", reforçou a secretária Syntia Lamarão.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!