Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITOS HUMANOS

Governo do Amapá conclui Plano Estratégico que norteia ações dos Direitos Humanos, em Macapá

Documento com vigência até 2030 passa a nortear as principais ações, metas e diretrizes da política de direitos humanos no estado.

Por Ana Anspach
10/07/2025 09h00
Governo do Amapá consolida uma gestão mais eficiente, participativa e voltada para o fortalecimento das políticas públicas

O Governo do Amapá concluiu o Plano Estratégico 2025–2030, documento que orientará as principais ações, metas e diretrizes da política de direitos humanos nos próximos cinco anos no âmbito estadual. O trabalho, além de definir prioridades estratégicas, consolida uma gestão mais eficiente, participativa e voltada para o fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos no estado.

A elaboração do plano foi coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedih) e pela Escola de Saberes Públicos (Esap). De acordo com o secretário da Sedih, Richard Madureira, o processo de construção foi conduzido com base em metodologias colaborativas, garantindo a integração e o alinhamento entre diferentes setores da secretaria e os desafios da área.

“Com a entrega, a gestão reafirma o compromisso de atuar com base em evidências, orientada por princípios de transparência, inclusão e responsabilidade pública. O documento amplia o acesso a direitos, fortalece a participação social e promove a equidade e a justiça social em todos os territórios. A decisão política representa o respeito do governador Clécio Luís com a sociedade, priorizando a proteção e o combate à violação, garantindo os direitos humanos”, destacou Madureira.

O planejamento institucional sistematizou e organizou os conteúdos metodologicamente. A facilitadora da Esap, Luzete Góes, ressaltou que o documento é uma ferramenta importante de gestão.

“O Plano Estratégico expõe o que os amapaenses desejam para suas vidas, e com isso, a gestão pode melhorar ainda mais, as condições do povo, com qualidade de vida e garantia de direitos. Acredito que esse trabalho fará diferença na vida dos amapaenses”, frisou Luzete.

A facilitadora da Esap, Luzete Góes, à direita do secretário Richard Madureira

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!