Governo do Estado realiza palestra com agentes ambientais para promover prática e educação sustentável
Com o tema “Diálogos e Saberes”, momento possui carga horária de 20h e inclui temas como mudanças climáticas, manejo florestal e conservação da biodiversidade.

Teve início nesta terça-feira, 8, um ciclo de palestras educativas de Multiplicadores em Educação Ambiental, promovida pelo Governo do Amapá e coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O momento foi voltado para 60 agentes ambientais que atuam na vigilância patrimonial e proteção dos recursos naturais, com encerramento previsto para esta quinta-feira, 10.
Com carga horária de 20h e o tema “Diálogos e Saberes”, a palestra busca fortalecer a atuação dos guardas-parques como agentes multiplicadores de práticas sustentáveis e de educação ambiental em campo. A programação inclui temas como governança ambiental, mudanças climáticas, manejo florestal, conservação da biodiversidade e políticas públicas ambientais.

A guarda-parque Valdenira da Silva, de 48 anos, destaca que o momento vai além da teoria, trazendo experiências práticas fundamentais para o exercício da função.
“A gente vê uma evolução muito grande na gestão ambiental e, por isso, também buscamos novos conhecimentos para nos atualizar nesta área tão importante. Espero contribuir ainda mais com esse novo aprendizado”, afirmou Valdenira.
Apesar da relevância da capacitação, é importante esclarecer que a participação na palestra não assegura vínculo empregatício ou contratação direta com o Governo do Estado. A iniciativa tem como principal objetivo ampliar o conhecimento e fortalecer a rede de agentes sociais engajados na conservação ambiental, mas não configura processo seletivo ou concurso público.

“É uma etapa importante dentro do processo de modernização da gestão ambiental. Os agentes ambientais estão sendo atualizados com os principais marcos legais em vigência e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas”, destacou o diretor de Desenvolvimento Ambiental da Sema, Marcos Almeida. Segundo ele, essa é a segunda turma de guardas-parque que recebe a palestra pela instituição.
A secretária de Meio Ambiente, Taisa Mendonça, reforçou o papel dos agentes no contexto da governança ambiental.
“Eles também atuam na proteção do meio ambiente e na difusão da educação em seus territórios. Por isso, as palestras educativas também são importantes para a integração com as novas públicas ambientais e instrumentos legais em vigor", frisou.

Durante os três dias de atividades, os participantes têm acesso a conteúdos interativos, incluindo:
• Educação Ambiental e Governança;
• Código de Governança Socioambiental do Amapá;
• Políticas de Manejo Florestal;
• Cidadania e Gestão da Água;
• Prevenção e Combate ao Desmatamento e às Queimadas;
• Elaboração de Plano de Ação;
• Apresentação da metodologia Educashow.

Há 27 anos trabalhando como guarda-parque no Amapá, Jorge Luiz de Souza, de 65 anos, afirma que o aprimoramento ajuda a sensibilizar a população para que também se torne um agente protetor.
"Nós temos constantes contato com as comunidades, nosso trabalho também é sensibilizar e ensinar as pessoas a enxergar o valor das áreas protegidas, conservar e manter as nossas belezas naturais", destacou Souza.
O encerramento contará com a apresentação coletiva dos Planos de Ação elaborados durante a palestra, promovendo uma troca de experiências e reforçando o papel dos agentes como protagonistas da conservação ambiental no Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!