‘Traz desenvolvimento para o nosso estado’, diz presidente do Trem Desportivo sobre Centro de Futebol da CBF no Amapá
Socorro Marinho esteve presente na inauguração do local, que busca fomentar a prática esportiva, atendendo prioritariamente, crianças de baixa renda da capital do estado.

Com estrutura de padrão internacional e voltado à formação de novos talentos, o Centro de Desenvolvimento do Futebol do Amapá (CDFAP) foi inaugurado na sexta-feira, 5, no bairro Marabaixo 3, na Zona Oeste de Macapá. O espaço vai atender crianças, adolescentes, atletas e profissionais do esporte, e já nasce como um dos mais completos centros de futebol da Região Norte.
Para Socorro Marinho, presidente do Trem Desportivo Clube, o novo centro representa um divisor de águas para o futebol amapaense.
“É muito importante o centro inaugurado aqui pela Federação Amapaense de Futebol. É um grande fortalecimento para o esporte no estado, pois traz a oportunidade de os clubes terem mais um equipamento de grande porte, como o Amapá merece”, destacou a dirigente.

O evento contou com a participação de ex-jogadores amapaenses e de grandes figuras marcantes no futebol brasileiro, como o pentacampeão Edimilson Moraes, e Cláudio Leal, tetracampeão, ambos pela Seleção Brasileira. Para Edimilson, o novo espaço é uma ferramenta super importante para o desenvolvimento social.

“A gente precisa semear e regar os sonhos dessa meninada que querem ser jogadores de futebol profissional e jogar na Seleção Brasileira. Mas antes disso, tem fundamentos e valores que precisam ser aplicados — e esse é um espaço que as escolinhas e projetos sociais de Macapá vão poder usufruir", disse Moraes.
A inauguração contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, do governador Clécio Luís, do senador Randolfe Rodrigues, dirigentes de clubes, além de secretários de estado e outras autoridades. Durante o evento, houve o Festival de Futebol com 100 crianças entre 10 e 12 anos, reforçando o compromisso com a base e a inclusão social por meio do esporte.

A secretária de Estado do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto, enfatizou o impacto do novo espaço na transformação social por meio do esporte.
“O futebol é uma ferramenta poderosa de inclusão e desenvolvimento. Ter um centro como esse, tão completo e acessível, é um sonho realizado para quem acredita no esporte como política pública. Aqui vamos formar atletas, mas também cidadãos", disse Cibely.
CDFAP
O Centro de Desenvolvimento de Futebol Amapaense foi construído com recursos do Fundo do Legado da Copa do Mundo de 2014, voltado aos estados que não sediaram jogos do torneio, como o Amapá. A estrutura foi concebida pela FIFA e executada pela CBF, com investimento superior a R$ 20 milhões em todo o projeto nacional.
Com campo oficial certificado pela FIFA, vestiários completos, sala médica, arquibancada para mil pessoas, estrutura administrativa e espaços de convivência, o centro será também a nova sede da Federação Amapaense de Futebol (FAF) e um polo inclusão e acesso ao esporte de qualidade para jovens da capital e de todo o estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!