Arraiá do Povo: Guerreiros de Fogo e Atração Junina levam fé, tradição e memórias para o 16º Arraiá No Meio Do Mundo
Com mais 60 apresentações em seis noites, evento gratuito do Governo do Amapá promove encontro de culturas plurais na Zona Norte de Macapá.

A representatividade da tradição junina ecoou no brilho e dança de quadrilheiros e no olhar e sorriso do público na última noite do Arraiá do Povo, promovido pelo Governo do Amapá. Os grupos juninos Guerreiros de Fogo e Atração Junina vibraram no tablado da Cidade Junina na madrugada desta quinta-feira, 3, com as arquibancadas cheias de pessoas em celebração da cultura popular do estado.
Abrindo a sétima e oitava apresentação da noite, as duas quadrilhas juninas trouxeram temas que dialogam com tradição, fé, espiritualidade, dor, tristeza, amor, ancestralidade e reflexões dos dias atuais para a final do 16º Arraiá No Meio Do Mundo.
Iniciado na sexta-feira, 27, o Arraiá do Povo recebe mais de 60 apresentações gratuitas na arena, entre quadrilhas juninas de todos os municípios do estado e das Ilhas do Pará, além de artistas nacionais e locais. São seis noites de festejo junino pelo Governo do Amapá, que investe no evento garantindo movimentação econômica e valorização da cultura tradicional. A programação reúne as três principais competições juninas do estado, com apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.


O Guerreiros de Fogo, formado por 19 pares, abriu o espetáculo com o tema “Cuidado Com o que Você Deseja”. O grupo apresentou com maestria uma batalha entre o bem e o mal, e as vontades pessoais, trazendo além da cultura reflexões sobre a atualidade, representando o desejo negativo da morte e a busca por força, superação, paz e construção de novos pensamentos.

Com os personagens Serrote e Maxixão, a apresentação encenou o corte das situações negativas da vida. Surpreendendo o público, a narrativa do casamento na roça representou cenas de violência doméstica, causando reflexão sobre a temática. Resgatando a tradição e ancestralidade, a quadrilha junina encerrou trazendo para o tablado espiritualidade da umbanda, com apresentação de seres emblemáticos da cultura.
Celebrando 15 anos de história e tradição em 2025, o grupo que representa o bairro Jesus de Nazaré, em Macapá, deu vida para as narrativas de poemas de superação, emoções entre medo e dor, escolhas e vontades. O grupo também interpretou os bons desejos de amor verdadeiro e justiça. Ritmados pelo forró pé de serra, os quadrilheiros levaram para arena cores, brilho, exuberância, beleza, sedução e tradição da cultura popular.

O grupo Atração Junina, oitava apresentação da noite, com cores vibrantes e figurinos folhados com 16 pares veio com toda a força cultural apresentando o tema "África que Bahia Conta". Com coreografia simbolizando a chegada dos portugueses ao Brasil, o grupo trouxe narrativas e personagens dos povos africanos, indígenas e a figura da morte representando o extermínio e escravidão da época.

No tablado, a quadrilha representou as grandes caçadas, a batalha dos indígenas e, ao som dos tambores, apresentaram os altares e os rios que carregam memórias. A Atração Junina levou para a arena uma história ancestral com o casamento na roça representado pelo noivos Gabriele Gomes e Marcos Gomes, que vivenciaram o "casamento" entre África e Bahia. O casal de noivos ainda encantou na coreografia contagiante que movimentou o público presente. A Miss Caipira Laiane Nascimento e o Mister Júnior Gomes conquistaram o ambiente com carisma, simpatia e passos bem marcados.
O espetáculo de dança, cores e animação encerrou com apresentação de elementos da Amazônia como o surgimento da onça pintada no cenário, representando a força da vida selvagem e harmonia com a África.
Confira os horários das apresentações desta quarta-feira, 2:
16º Arraiá no Meio do Mundo - Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap)
Programação com 30 minutos de atraso.
- 19h – Fúria Junina
- 19h45 – Rosa Branca Açucena
- 20h30 – Rosa dos Ventos
- 21h15 – Estrela do Norte
- 22h – Estação Junina
- 22h45 – Xodó Junino – Santana
- 23h30 – Guerreiro de Fogo
- 00h15 – Atração Junina
- 1h – Constelação Junina – Santana
- 1h45 – Tradição Junina – Santana
- 2h30 – Brilho Junino – Tartarugalzinho
- 3h15 – Explode Coração – Porto Grande
Confira a transmissão do Governo do Amapá:
Veja segunda parte da transmissão:
Veja primeira parte da transmissão:
Ver essa foto no Instagram
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
16º Arraiá no Meio do Mundo
Realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap), o festival promoveu seletivas em polos regionais nos municípios de Santana-Mazagão, Tartarugazinho e Macapá. As finais acontecerão de 30 de junho a 2 de julho, dentro da programação do Arraiá do Povo.
A competição contempla as categorias tradicional e estilizada, com mais de R$ 30 mil em premiação, além de troféus. Na categoria estilizada, serão premiadas as quadrilhas do 1º ao 5º lugar. Já na categoria tradicional, serão premiados os grupos do 1º ao 3º lugar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!