Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REPRESENTAÇÃO AMAPAENSE

Arraiá do Povo: Rosa dos Ventos e Estrela do Norte levam tradição nordestina e estilo do Amapá ao 16º Arraiá No Meio Do Mundo

Rosa dos Ventos encerrou apresentações tradicionais; Estrela do Norte foi a primeira das estilizadas nesta noite de quarta-feira, 2, na programação gratuita do Governo do Amapá.

Por Weverton Façanha
02/07/2025 22h45
Rosa dos Ventos fechou as performances da categoria tradicional celebrando a cultura nordestina

O encanto nordestino e o estilo amapaense de ser foram representados na arena do Arraiá do Povo nesta quarta-feira, 2, ultima noite do evento realizado pelo Governo do Amapá. A quadrilha Rosa dos Ventos fechou as performances da categoria tradicional, enquanto a Estrela do Norte, que se apresenta pela primeira vez no evento, deu início à categoria estilizada. São 36 quadrilhas em busca pelo título de campeã do 16º Arraiá No Meio Do Mundo na Cidade Junina montada no Corpo de Bombeiros da Zona Norte de Macapá.

Iniciado na sexta-feira, 27, o Arraiá do Povo recebe mais de 60 apresentações gratuitas na arena, entre quadrilhas juninas de todos os municípios do estado e das Ilhas do Pará, além de artistas nacionais e locais. São seis noites de festejo junino pelo Governo do Amapá, que investe no evento garantindo movimentação econômica e valorização da cultura tradicional. A programação reúne as três principais competições juninas do estado, com apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

Estrela do Norte, que se apresenta pela primeira vez no evento, deu início à categoria estilizada com homenagem ao Amapá

‘O investimento na cultura permitiu trazer a Cidade Junina para a Zona Norte de Macapá’, destaca governador Clécio Luís na abertura do Arraiá do Povo

Roda dos Ventos levou o tema “Rosa dos Ventos – Porque o Nordeste é Considerado a Terra de Encantos Mil” ao Arraiá do Povo
Grupo encenou ações de Lampião e Maria Bonita

Fechando as apresentações das quadrilhas tradicionais, adentrou a arena a agremiação Rosa dos Ventos, que destacou o tema “Rosa dos Ventos – Porque o Nordeste é Considerado a Terra de Encantos Mil”, encenado as ações de Lampião e Maria Bonita e mostrando a cultura musical junina com artista e compositor, Luiz Gonzaga.

A quadrilha coloriu o tablado com as cores rosa e marrom e indumentarias em azul e amarelo. Com 31 pares, a agremiação representou a tradição dos arraiais em frentes às igrejas católicas que ainda ocorrem na Região Nordeste, com a ideia de levar o imaginário popular.

Para fechar a apresentação, o grupo junino realizou uma coreografia com movimentos em círculo de todos os brincantes e, em último ato coreografado e artístico, houve a apresentação da Miss Caipira “Rainha” aos julgadores, sendo ela elevada pelos brincantes, marcando a finalização da performance da quadrilha no evento.

Apresentação resgatou ao público a tradição dos arraiais em frente à igrejas, prática que ainda ocorre no nordeste brasileiro

Fúria Junina e Rosa Branca Açucena abrem com muito brilho a última noite de programação junina do Governo do Amapá

Estrela do Norte levou o tema “Isso é o Amapá – Minha Identidade, Meu Orgulho, Meu Lugar” para a arena
Indumentarias representaram a fauna e a flora do Amapá

Marcando abertura das apresentações das quadrilhas estilizadas, a Estrela do Norte adentrou a arena com muito entusiasmo, brilho e cores, com indumentárias brilhantes nas cores verde, amarelo e azul, representando a bandeira do Amapá. O grupo, que performou pela primeira vez no Arraiá do Povo, levou o tema “Isso é o Amapá – Minha Identidade, Meu Orgulho, Meu Lugar”, onde destacou os encantos culturais do estado, tradições indígenas, músicas e arte. 

O destaque nas indumentarias e adereços representaram, ainda, a fauna e a flora do Amapá que, ao som do batuque da caixa do Marabaixo, deu brilho ao momento de valorização da cultura, celebrado a gritos de alegria pelo público.

A quadrilha esteve na arena com 29 pares, buscando o décimo título da quadra junina amapaense. A Estrela do Norte fechou a apresentação destacando o potencial energético do Amapá como fonte petrolífera e homenageando o padroeiro de Macapá, São José.

Confira os horários das apresentações desta quarta-feira, 2:

16º Arraiá no Meio do Mundo - Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap)

Programação com 10 minutos de atraso.

  • 19h – Fúria Junina
  • 19h45 – Rosa Branca Açucena
  • 20h30 – Rosa dos Ventos
  • 21h15 – Estrela do Norte
  • 22h – Estação Junina
  • 22h45 – Xodó Junino – Santana
  • 23h30 – Guerreiro de Fogo
  • 00h15 – Atração Junina
  • 1h – Constelação Junina – Santana
  • 1h45 – Tradição Junina – Santana
  • 2h30 – Brilho Junino – Tartarugalzinho
  • 3h15 – Explode Coração – Porto Grande

Confira a transmissão do Governo do Amapá:

Veja segunda parte da transmissão:

Veja primeira parte da transmissão:

Arraiá do Povo 2025: esquema de trânsito na Rua Tancredo Neves é reforçado para os seis dias de festa na Zona Norte de Macapá

Arraiá do Povo

O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).

A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

16º Arraiá no Meio do Mundo

Realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap), o festival promoveu seletivas em polos regionais nos municípios de Santana-Mazagão, Tartarugazinho e Macapá. As finais acontecerão de 30 de junho a 2 de julho, dentro da programação do Arraiá do Povo.

A competição contempla as categorias tradicional e estilizada, com mais de R$ 30 mil em premiação, além de troféus. Na categoria estilizada, serão premiadas as quadrilhas do 1º ao 5º lugar. Já na categoria tradicional, serão premiados os grupos do 1º ao 3º lugar.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura