Participantes de Norte ao Sul do Amapá integram 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Representantes dos 16 municípios debatem propostas para fortalecer a saúde de profissionais.

Com o objetivo de fortalecer a participação social e construir políticas públicas voltadas à valorização da vida e à promoção de ambientes de trabalho saudáveis, o Governo do Amapá iniciou a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento é realizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-AP), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e reúne representantes dos 16 municípios amapaenses, que participaram ativamente das etapas municipais.
Nesta edição, a conferência tem como tema central “A saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano”, buscando garantir a construção coletiva de propostas que assegurem melhores condições de trabalho e saúde para todos os profissionais.
Durante os debates, os participantes discutem três eixos temáticos:
- Eixo 1: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
- Eixo 2: Novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora;
- Eixo 3: Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social.

Cada município realizou sua própria etapa da conferência, reunindo propostas e selecionando representantes para o evento estadual. Ao final do evento, serão eleitos 24 delegados que representarão o Amapá na etapa nacional, prevista para ocorrer ainda este ano.

Representando o município de Laranjal do Jari, no sul do estado, Gedson Martins destacou a importância do debate local.
“Realizamos em dezembro a conferência municipal, garantindo a participação dos 16 delegados nesta etapa estadual. Nosso foco tem sido implementar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador com valorização dos profissionais e igualdade nas ações”, explica Gedson.
Do extremo Norte do estado, o município de Oiapoque também participa com propostas importantes. Segundo Remerson Silva, representante do Cerest Regional, a cidade vive um momento de expansão populacional e econômica, devido à expectativa da instalação de uma base da Petrobras.

“Realizamos a nossa conferência em abril e trouxemos contribuições pensando no impacto da chegada de novos trabalhadores na saúde, especialmente ligados à perspectiva de investimentos da Petrobras. Defendemos melhorias na saúde de alta complexidade para atender essa demanda crescente, nosso município está passando por um crescimento populacional e precisamos garantir a qualidade desses profissionais”, reforça Silva.
No segundo dia do evento, os participantes assistiram palestras que aprofundam a discussão sobre a saúde dos trabalhadores e se preparam para a plenária final, onde serão definidas as propostas que irão compor o relatório final da conferência estadual.

A secretária de saúde do Estado, Nair Mota, reforçou o caráter democrático do encontro:
“É um momento decisivo. Aqui, todos os municípios estão representados e, juntos, estamos construindo uma política sólida e participativa para a saúde dos trabalhadores amapaenses.”, destaca a secretária.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!