Arraiá do Povo: com mais de 30 anos de história, Revelação e Simpatia da Juventude levam arte e reflexão no 16º Arraiá No Meio Do Mundo
Grupos exaltam as potencialidades do Amapá e a delicadeza do autismo na arena da Cidade Junina do Governo do Amapá.

Na noite de segunda-feira, 30, o Arraiá do Povo foi palco da apresentação de duas tradicionais quadrilhas juninas com mais de 30 anos de história: Revelação e Simpatia da Juventude. Com propostas distintas, os grupos levaram ao público temáticas que exaltam as belezas do Amapá e promovem a conscientização sobre o autismo.
São 36 grupos em busca da vitória do título do 16º Arraiá no Meio do Mundo, competição que segue até 2 de julho. Nesta noite, 12 quadrilhas juninas se apresentam durante a iniciativa do Governo do Amapá.
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis noites de evento gratuito. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.



Com 36 anos de trajetória, a Revelação, presidida por Zélia Donato, trouxe um espetáculo que valorizou as potencialidades naturais, culturais e turísticas do estado. A apresentação destacou as cores da bandeira do Amapá na indumentária e exaltou artistas e riquezas locais.
A coreografia ficou a cargo de Lucas Nobre e Isaac Santos, com consultoria temática de Célio Alicio e Daniele Lemos. Ítala Campos representou a miss caipira, acompanhada do casal de noivos Ene Souza e Junior Monteiro, e do marcador Edvaldo Serrão.
“O nosso objetivo foi trazer a essência da nossa terra: a beleza preservada, a poesia dos nossos artistas e toda a riqueza cultural do Amapá para o São João”, destacou o coreógrafo Lucas Nobre.

Na sequência, a Simpatia da Juventude, com 31 anos de vivências juninas, emocionou o público com um tema sensível e de grande relevância social: o autismo. Com uma abordagem leve e pedagógica, a quadrilha trouxe o universo azul para o arraial, chamando atenção para o número expressivo de casos no estado.

O grupo é presidido por Pedro Ivo Guto, com vice-presidência de Natan Pantoja. A comissão artística conta com os coreógrafos Kauê Modesto e Adriano Lima, e os estilistas Márcio Rodrigues, Davison Maia e Clara Chagas. A beleza feminina exaltada pela miss caipira Joana Ramos e exuberância do casal de noivos Adriano Almeida e Luiza Fera, com a marcação de Augusto Junior.
“Escolhemos falar sobre o autismo de forma educativa, pois o Amapá tem a segunda maior incidência do país. Queremos usar a força do nosso grupo para conscientizar o público”, explicou Cláudio Rogério, consultor temático da quadrilha.

Confira os horários das apresentações desta segunda-feira, 30:
16º Arraiá no Meio do Mundo - Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap)
Programação com 45 minutos de atraso.
- 19h - As Piranhas dos Matutos
- 19h45 - As Piriguetes dos Matutos
- 20h30 - Os Bagunçado dos Matutos
- 21h15 - Explosão do Tempo
- 22h - Explosão Junina - PG
- 22h45 - Gaviões do Norte - STN
- 23h30 - Império Amapaense
- 00h15 - Reino de São João
- 01h - Revelação
- 01h45 - Simpatia da Juventude
- 02h30 - Sorriso Cristalino
- 03h15 - Encanto Junino
Confira a transmissão AO VIVO:
Ver essa foto no Instagram
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
16º Arraiá no Meio do Mundo
Realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap), o festival promoveu seletivas em polos regionais nos municípios de Santana-Mazagão, Tartarugazinho e Macapá. As finais acontecerão de 30 de junho a 2 de julho, dentro da programação do Arraiá do Povo.
A competição contempla as categorias tradicional e estilizada, com mais de R$ 30 mil em premiação, além de troféus. Na categoria estilizada, serão premiadas as quadrilhas do 1º ao 5º lugar. Já na categoria tradicional, serão premiados os grupos do 1º ao 3º lugar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!