Governo do Amapá encerra primeira missão do Super Fácil das Águas com 6,1 mil atendimentos em comunidades de Mazagão
Foram 8 dias de atividade que levaram cidadania, saúde e direitos a mais de 200 localidades ribeirinhas.

Em apenas oito dias, a primeira missão do Super Fácil das Águas registrou um marco histórico de 6.118 atendimentos em Mazagão. Foram mais de 200 localidades adjacentes beneficiadas pelos serviços do Governo do Amapá nas comunidades-polo de Açaituba, Ariramba, Vila Maranata, Rio Navio e na Foz do Rio Mazagão Velho, que sozinha somou 970 atendimentos no último dia.
A política de inclusão e acessibilidade é coordenada pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil). A missão itinerante também transformou realidades, como a do agricultor Roberto Carlos, pai de dois filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Cheguei cedo e tirei a Carteira de Identidade, Carteira do TEA e o Cordão de Girassol dois meus dois filhos, além de atualizar a vacinação. Saio daqui com o coração mais calmo e agradeço toda essa equipe maravilhosa", relatou Carlos.

Para o líder comunitário Juraci Azevedo, morador da Foz do Rio Mazagão Velho, o projeto não é apenas uma oferta de serviços, mas foi um símbolo de respeito à população ribeirinha.
“Quero agradecer ao Governo do Estado e à equipe maravilhosa do Super Fácil das Águas, que prestou milhares de atendimentos e nos fez exercer o direito de ser cidadão”, afirmou, emocionado.

O encerramento da primeira ação do Super Fácil das Águas contou com a presença do prefeito de Mazagão, Chico Nó, que elogiou o empenho das equipes estaduais e municipais.
“Só temos a agradecer o profissionalismo e dedicação dos nossos servidores e do Governo do Amapá, atendendo com dignidade o povo ribeirinho e do campo”, disse o gestor.

O diretor-geral de Atendimento do Super Fácil e coordenador-geral da missão, Wenderson Leite, destacou o impacto humano da operação fluvial.
“Realizamos mais de 6 mil atendimentos. São histórias, abraços, escutas e olhares que nos conectaram à realidade de quem mais precisa. Essa foi uma missão de superação e entrega. Em nome de toda a equipe e do Governo do Amapá e parceiros, deixo meu agradecimento e o desejo de que a segunda edição venha ainda mais forte”, concluiu.

Super Fácil das Águas
Entre os serviços ofertados mais procurados pelo Super Fácil, estiveram as emissões das carteiras de Identidade Nacional (CIN), do Sistema Único de Saúde (SUS), de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), de Deficiências Ocultas e também do Cordão de Girassol.
No serviço itinerante, também foram ofertados atendimentos das secretarias de Estado da Assistência Social (Seas), de Políticas para Mulheres (SEPM), da Educação (Seed), da Juventude (Sejuv), do Desenvolvimento Rural (SDR), da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e da Prefeitura Municipal de Mazagão (PMMZ), além das defensorias públicas do Estado (DPE) e da União (DPU) com o apoio do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), da Polícia Militar do Amapá (PM-AP) e do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM-AP).
Com a conclusão da primeira jornada, o Super Fácil das Águas se consolida como uma iniciativa estratégica e humanizada de levar serviços essenciais a quem vive distante dos centros urbanos, com foco na cidadania, saúde, inclusão e acolhimento. A segunda edição já está sendo planejada.
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