Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUPER FÁCIL DAS ÁGUAS

Super Fácil das Águas: Governo do Amapá garante atendimento humanizado para mulheres ribeirinhas de Mazagão

Em três dias, mais de 200 ações de psicologia, enfermaria e assistência social foram feitas pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres.

Por Alice Valena
11/06/2025 12h45
Distribuição de material educativo sobre saúde da mulher durante o Super Fácil das Águas

Desde a inauguração do Super Fácil das Águas pelo Governo do Amapá, o projeto está levando cidadania às comunidades ribeirinhas do município de Mazagão. As atividades, coordenadas pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil), contam com o apoio de diversas instituições, como a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM), que realiza um serviço humanizado e acolhedor.

Com uma equipe formada por psicóloga, enfermeira e assistente social, a SEPM já realizou mais de 200 atendimentos em apenas três dias. Os serviços oferecidos incluem atendimento psicológico, orientações sobre saúde da mulher e encaminhamentos sociais.

Escuta de serviço social é utilizado para verificar necessidades e encaminhamentos

Moradora da comunidade de Açaituba, a dona de casa A.S., de 30 anos, não hesitou em procurar o atendimento assim que soube da presença da equipe da SEPM na embarcação.

“Tem certos assuntos em que é importante ser ouvida por alguém da área. Me senti muito bem conversando com a psicóloga”, contou.

Dona de casa A.S., de 30 anos, recebeu atendimento da equipe da SEPM

A psicóloga Loiane Cordeiro, que atua no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) Tia Zefa, destacou o cuidado que a equipe tem ao ouvir mulheres, muitas vezes marcadas por silêncios prolongados.

“Por diversos fatores, essas mulheres costumam ser mais reservadas. Quando começam a falar, é essencial oferecer uma escuta qualificada e acolhedora. Uma conversa pode mudar o dia de alguém. Além disso, muitas seguirão com o atendimento no Centro de Referência, para não pensarem que se trata de uma única consulta”, explicou Loiane.

Durante a ação, também são abordados temas considerados socialmente tabus, como métodos contraceptivos, planejamento familiar, laqueadura e vasectomia. Todos os casos recebem orientações sobre os serviços disponíveis e encaminhamentos adequados.

Equipe de profissionais da SEPM pronta para atender e acolher as mulheres ribeirinhas de Mazagão

Super Fácil das Águas

Com apenas duas comunidades-polo visitadas, o Super Fácil das Águas já contabiliza 2.457 atendimentos. Nesta quarta-feira, 11, e quinta-feira, 12, o projeto visita Vila Maranata. Confira o cronograma:

  • Quarta-feira, 11, e quinta-feira, 12
    - Atendimentos na comunidade de Vila Maranata e comunidades adjacentes de Ajuruxi, Maracá, Curuçá, Braço do Ajuruxi, Furo do Maracá, Escadinha, Ilhas do Pará, Afuá e Gurupa;
  • Sexta-feira, 13
    - Atendimentos na comunidade de Rio Navio e comunidades adjacentes de Baixo Maracá, Rio Urubu, Maracá Mirim, Rio Três Irmãos e das Ilhas do Pará;
  • Sábado, 14
    - Atendimentos na Foz de Mazagão Velho e nas comunidades adjacentes de Rio Preto, Urubuena, Rio Mutuacá, Igarapé Grande e Espírito Santo.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!