Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO NA SAÚDE

Transparência: telões com escala médica chegam a hospitais geridos pela Fundação de Saúde Amapaense para garantir atendimento mais humano

Fundação do Governo do Estado aposta em tecnologia para informar usuários e otimizar plantões.

Por Redação
11/06/2025 09h00
A ideia é que acompanhantes e pacientes saibam exatamente quem está atendendo, diminuindo dúvidas

Quem for às unidades de saúde gerenciadas pela Fundação de Saúde Amapaense vai encontrar uma novidade que promete dar mais clareza e agilidade ao atendimento. Telões que exibem a escala de plantão médica já estão funcionando em quatro unidades: o anexo do Hospital de Emergência (HE), a Unidade Estadual de Internação (UEI), a UPA da Zona Sul e o Hospital Regional de Porto Grande.

A iniciativa é simples, mas poderosa: ao chegar à unidade, o usuário pode ver, com transparência, quem são os médicos de plantão naquele momento. A ideia é que acompanhantes e pacientes saibam exatamente quem está atendendo, diminuindo dúvidas e aumentando a confiança no serviço.

A Fundação implantou, ainda, um sistema moderno de controle de plantões por aplicativo: médicos fazem check-in ao começar o turno e check-out na saída. Assim, tudo fica registrado e a gestão ganha precisão, rapidez e mais eficiência. 

Antônio Fonseca, diretor de Gestão de Pessoas da Fundação de Saúde

“Adotamos, desde o ano passado, esse sistema de gestão de plantões médicos nas unidades geridas pela Fundação. Isso gera um relatório mensal que nos permite acompanhar de forma clara todos os plantões realizados e nos ajuda a fazer uma gestão mais organizada e também dá visibilidade aos usuários. Os telões foram pensados para quem está na fila, esperando ou visitando um paciente — é um direito saber quem está de plantão”, explicou Antônio Fonseca, diretor de Gestão de Pessoas da Fundação.

A ação faz parte de uma série de ações da Fundação de Saúde que buscam mais transparência, organização e, principalmente, humanização do atendimento. “Queremos que as pessoas se sintam respeitadas, bem atendidas e informadas sobre os serviços que estão recebendo”, completa Fonseca.

Com tecnologia e compromisso, A Fundação de Saúde e o Governo do Amapá dão mais um passo para fazer da saúde pública um espaço de respeito, cuidado e dignidade.

Sistema permite maior transparência das escalas de plantão aos pacientes atendidos por unidades gerenciadas pela Fundação de Saúde

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde