Gastronomia, cultura e competição marcam encerramento do 19º Festival Brasil Sabor no Amapá apoiado pelo Governo do Estado
Evento no Píer de Santa Inês, em Macapá, reuniu chefs, músicos e público em celebração à culinária amazônica.

Com apoio do Governo do Estado, o 19º Festival Brasil Sabor chegou ao fim neste domingo, 25, em uma noite de festa no Píer de Santa Inês, em Macapá. Realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o evento teve como tema “Amapá, revelando os sabores da Amazônia para o mundo”, destacando a diversidade gastronômica regional e promovendo a culinária como vetor de desenvolvimento econômico e cultural.
A última noite do festival foi marcada pelas etapas finais da competição nacional Abrachefs, que reuniu profissionais nas categorias de barista e Sushi Chef. No palco Tucupi, as artistas Hanna Paullino e Jeane Sousa encerraram a programação musical com apresentações que embalaram o público presente.

“A gastronomia é uma grande atividade econômica, ela gera emprego e renda, complementando várias cadeias de valor, além de ser carro chefe no turismo, sobretudo no nosso estado. O Brasil Sabor é mais do que um festival gastronômico, é um evento que valoriza nossos talentos, movimenta o turismo e mostra ao Brasil e ao mundo o que o Amapá tem de melhor”, reforçou o governador do Amapá, Clécio Luís.
A realização do festival contou com apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), viabilizado por emendas parlamentares do senador Randolfe Rodrigues e do deputado estadual Jory Oeiras. Para o presidente da Abrasel no Amapá, Sandro Belo, esta foi a edição mais expressiva já realizada no estado.

“O Festival superou todas as expectativas. Tivemos recorde de público, pratos incríveis e, principalmente, mostramos a força da gastronomia amapaense como ferramenta de transformação econômica e social. Já estamos ansiosos para a 20° edição do Brasil Sabor”, declarou Sandro.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi a premiação do melhor prato do 19º Festival Brasil Sabor, escolhido por votação popular. A grande vencedora foi a chef Luciana Moro, do restaurante Mangút Bistrô, com a criação "Yamandú", um filé de filhote assado, com crosta crocante de farinha d’água e pipoca de charque, acompanhado de arroz cremoso de tucupi com macaxeira e queijo regional gratinado.
“É uma honra poder representar o nosso estado com ingredientes tão autênticos e mostrar que a cozinha do Amapá tem identidade, sabor e sofisticação. Essa conquista é de toda a equipe e dos produtores locais que tornam isso possível”, destacou Luciana, emocionada.



Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!