Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BIOECONOMIA

Rumo à Inovação: painel destaca papel dos ecossistemas sustentáveis no desenvolvimento da região durante o Inova Amazônia Summit

Painel Amazônia - Vale do Silício Verde discutiu caminhos para transformar a Amazônia em um centro global de inovação sustentável.

Por Flávio Sousa
24/05/2025 19h45
O público acompanhou a conversa sobre o papel dos ambientes de inovação na construção de um ecossistema de referência na Amazônia

Na última noite do Inova Amazônia Summit, realizado pelo Governo do Amapá e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), o público prestigiou o Painel Amazônia - Vale do Silício Verde - o papel dos ambientes de inovação na construção de um ecossistema de referência na Amazônia. O momento aconteceu na sede do Sebrae, em Macapá, e proporcionou momentos de conexão, empreendedorismo e inovação. 

O painel discutiu, na sexta-feira, 24, caminhos para transformar a Amazônia em um centro global de inovação sustentável, promovendo desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação ambiental. É uma proposta de futuro para a região, baseada na ciência, na tecnologia e na cultura local.

Edivan Andrade, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec)

"Se a gente seguir nesse rumo que o Amapá tem gerado prosperidade e integração, nesta perspectiva de colaboração que a gente faz, iremos chegar muito longe e o crescimento do PIB do Estado poderá ser impactado fortemente a partir dos negócios inovadores e Sustentáveis", destacou Edivan Andrade, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec). 

Durante a conversa, os palestrantes propõem uma reflexão sobre como a região amazônica pode se transformar em um polo de inovação tecnológica e sustentável, semelhante ao que o Vale do Silício representa para a tecnologia mundial, mas com foco na sustentabilidade e nos saberes amazônicos. 

Luana Mozzoaquatro, do Tocantins, CEO da Vórtex Aceleradora, veio ao Amapá como expositora no Inova Amazônia Summit. Além de apresentar sua startup, ela também aproveitou a oportunidade para trocar conhecimentos e ampliar sua rede de contatos. Ela conta que ficou satisfeita ao assistir o painel de conhecimento. 

Luana Mozzoaquatro, CEO da Vórtex Aceleradora

"O painel estava incrível! Os participantes da mesa tinham um conhecimento vasto e complementar, o que tornou a discussão ainda mais enriquecedora. Foi muito interessante conhecer mais sobre os outros membros e suas contribuições. O debate mostrou, com clareza, como a colaboração é essencial para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação. Também reforçou a importância de ambientes bem estruturados nesse processo, tanto nas cidades quanto nos estados e, de forma mais ampla, em todo o país", contou animada. 

Durante a conversa, os palestrantes propõem uma reflexão sobre como a região amazônica pode se transformar em um polo de inovação tecnológica e sustentável

Inova Amazônia Summit 

O evento reuniu mais de 5 mil pessoas durante três dias de programação, entre empreendedores, estudantes, potenciais empresários, expositores e painelistas. O Inova Amazônia Summit busca transformar a percepção sobre a Amazônia e o rico patrimônio de biodiversidade. Reunindo painéis temáticos, pitchs, exposição de indicações geográficas, rodadas de negócios, mostra de bioeconomia e apresentações culturais, o encontro busca promover um ambiente propício para a troca de ideias, o compartilhamento de experiências e o estímulo à geração de negócios sustentáveis. 

O evento é realizado pelo Governo do Amapá e Sebrae, com apoio dos parceiros: Conselho Nacional das Fundações de Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Grupo CEA Equatorial, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Grupo Rede Amazônica e Fundação Rede Amazônica, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi e Senai Amapá), Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Sebrae Play, Mariza Alimentos, Lan Telecom, Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), Comunidade Tucuju Valley e Instituto Amazônia +21.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!