Ex-jogadores e familiares celebram reforma do Estádio Augusto Antunes que será entregue pelo Governo do Amapá em Santana na quinta-feira, 22
Revitalização concluída em pouco mais de três meses simboliza a valorização do esporte e da memória afetiva da comunidade esportista santanense.

Já está tudo pronto para a entrega do Estádio Augusto Antunes, em Santana, após o início da revitalização do equipamento público pelo Governo do Amapá em março deste ano. Pouco mais de três meses depois, o “Augustão”, que é parte da história do futebol local, será reaberto ao público na quinta-feira, 22, motivo pelo qual ex-jogadores amapaenses já comemoram.
A obra, executada com emenda positiva de R$ 2,5 milhões do senador Randolfe Rodrigues e contrapartida do Tesouro Estadual, passa por vistorias e testes finais para garantir que tudo esteja 100% funcional para a entrega. Com a pavimentação já concluída no entorno do estádio e nos acessos das vias, a parte interna também está finalizada, incluindo pintura, troca de luminárias, reparos no gramado natural, instalação de alambrados, reforma das cabines de imprensa e dos vestiários.
Emoção de quem fez história no gramado

“O sentimento hoje é de gratidão. A primeira vez que pisei nesse gramado, eu tinha 9 anos. Meu pai era funcionário da Icomi, e eu comecei como jogador dente de leite, depois fui para o juvenil e o time principal. Ver esse espaço totalmente revitalizado, bonito, com gramado novo, iluminação de LED, cabines refrigeradas e as cores do Santana e do Independente é algo que emociona. Agradeço ao senador Randolfe e ao governador Clécio por devolverem o estádio ao povo de Santana”, celebra Ribamar, morador da Vila Amazonas que já foi jogador dos clubes Santana Esporte Clube e Independente.
Mais que uma reforma estrutural, a revitalização do Augustão é a concretização de um sonho antigo de atletas, torcedores e moradores da Vila Amazonas, onde o estádio está localizado. A cerimônia oficial de entrega está marcada para às 17h, com a presença do governador Clécio Luís, do senador Randolfe Rodrigues, do ex-jogador da Seleção Brasileira, o Cafu – capitão do pentacampeonato mundial – e do ex-jogador, Robgol, ídolo do futebol paraense.

Para Rodrigo Tork, presidente do Independente Esporte Clube, a reforma tem significado familiar e simbólico. “A nossa família tem uma ligação muito grande com o Independente e com o Estádio Augusto Antunes. Meu avô foi conselheiro do clube, meu pai, Cabral Tork, e meu tio, Didi, também jogaram. Fomos campeões do Copão da Amazônia. Essa reforma representa a realização de um sonho”, comenta.
O ex-jogador do Santana Esporte Clube, Edinardo Souza, mais conhecido como “Nardinho”, também compartilhou seu sentimento. “O Augustão faz parte da minha história. Voltar aqui e ver que o estádio está sendo cuidado, valorizado e entregue novamente à juventude de Santana é uma alegria imensa. Aqui a gente aprendeu disciplina, trabalho em equipe e o valor do esporte”, ressalta.


Já Elton Carlos Borges, 48 anos, que atuou no futebol amador pelo tradicional time Mangueirão, destacou o impacto da obra na autoestima da comunidade. “Esse estádio representa muito para nós. Joguei aqui como amador e vi muitos talentos surgirem nesse campo. A revitalização é um presente para toda Santana. Ver que o governo se importa com o esporte e com a nossa história nos dá esperança”, finaliza.

Reforma do Augustão
Palco de partidas emblemáticas na história do Amapá, o novo Estádio Augusto Antunes promete ser um símbolo da renovação dos espaços públicos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do esporte e do lazer no Amapá. As obras foram anunciadas em 14 de março pelo governador Clécio Luís e pelo senador Randolfe Rodrigues.
O estádio tem suas raízes na década de 70, quando era um espaço privado da Icomi, destinado exclusivamente ao lazer dos funcionários da empresa. Com a desativação da mineradora, a administração do estádio foi repassada ao Serviço Social da Indústria (Sesi), permitindo a formação dos dois principais times de futebol de Santana – o Santana Futebol Clube e o Independente Esporte Clube – e a realização de adaptações que o transformaram em um importante centro de eventos esportivos e atividades comunitárias.
Hoje, abriga clubes de futebol locais, quatro escolinhas parceiras e a escolinha da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, que atende cerca de 400 atletas com idades entre 7 e 18 anos, além de oferecer aulas de hidroginástica, sessões de natação, campeonatos intermunicipais e partidas do sub-20 estadual.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!