Moradores de Porto Grande recebem 4ª edição de atendimento rural realizada pelo Governo do Amapá e órgãos federais
A programação com serviços totalmente gratuitos ocorre a partir desta segunda-feira, 19, até sexta-feira, 23.

O Governo do Amapá, em ação conjunta com órgãos federais que integram a Caravana Rural, promove a partir desta segunda-feira, 19, até sexta-feira, 23, a 4ª edição do "Atendimento Rural 2025" no Centro Comunitário de Porto Grande. A iniciativa, totalmente gratuita, leva serviços essenciais e ambientais para os agricultores familiares e produtores rurais da região.
A ação, que conta com a participação direta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), conta com a Regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e serviços voltados à emissão de documentos, consultas, regularização fundiária, ambiental, orientação técnica, acesso ao Projeto Floresta+Amazônia, crédito rural e inclusão produtiva. Além disso, estimula a adesão a programas sustentáveis destinados à agricultura familiar de baixo carbono, priorizando o pequeno agricultor que otimiza tempo ao não precisar se deslocar até Macapá em busca de atendimento.
O secretário de Estado do Meio Ambiente da Sema, em exercício, Cássio Lemos, enfatiza que a ação desburocratiza os serviços, aproxima a comunidade da gestão pública e, sobretudo, gera resultados positivos para a agricultura familiar.
“A programação simplifica o processo de emissão de documentos, facilita o acesso de quem precisa dos serviços, especialmente, do agricultor que tem a oportunidade de resolver tudo em um só lugar. O Governo do Estado vem atuando de forma muito efetiva na execução de políticas públicas que regularizam, incentivam a cadeia produtiva gerando qualidade de vida para a população”, destacou Cássio.
Entre os serviços ofertados, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é a porta de entrada para o acesso dos programas federais que beneficiam o trabalhador rural com incentivos e investimentos.
“O CAR fortalece ainda mais os indicadores positivos do Amapá, além de apoiar e incentivar o pequeno produtor rural para impulsionar a sustentabilidade na produção de alimentos, aliada a conservação da floresta nativa, em pé, sem qualquer dano”, destacou o coordenador de Articulação Institucional e Analista Ambiental da Sema, Igor Lemes.
Participam da ação conjunta as Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema); da Pesca (Sepaq); de Desenvolvimento Rural (SDR); o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro); a Agência de Fomento Amapá (Afap); a Amapá Terras; o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); o Banco da Amazônia (Basa); Caixa Econômica Federal e a CEA Equatorial.
Confira os locais da programação:
- Segunda-feira, 19
Hora: 14h às 18
Local: Centro Comunitário de Porto Grande - Terça-feira, 20
Hora: 9h às 17h
Local: Escola Municipal do PA Nova Colina e Centro Comunitário de Porto Grande - Quarta-feira, 21 a sexta-feira, 23
Hora: 9h às 17h
Local: Centro Comunitário de Porto Grande
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!