Professores do Amapá participam de formação sobre educação midiática e ambiental para a COP30, em Belém
Iniciativa federal, em parceria com o governo francês, capacitou docentes da Região Norte para desenvolverem projetos ligados à comunicação crítica e à sustentabilidade.

Profissionais da educação das redes estaduais da Região Norte do Brasil participaram da formação MídiaCOP: Educação Midiática e Ambiental, realizada entre os dias 14 e 16 de maio, em Belém (PA). A iniciativa reuniu educadores no Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), localizado na Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, com o objetivo de capacitar professores na criação de projetos que aliem sustentabilidade, combate à desinformação e protagonismo estudantil por meio da mídia.
O evento é uma realização conjunta da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), do Ministério da Educação (MEC), do Centre pour l’Éducation aux Médias et à l’Information (CLÉMI), que pertence à Embaixada da França no Brasil, e apoiado tecnicamente pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Secretaria de Educação do Pará (Seduc-PA).
Representando o Amapá, participaram da formação três professoras de língua francesa, dos municípios de Macapá, Santana e Oiapoque, além do gerente do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria de Estado da Educação (Seed), André Luiz Camilo Braga, que destacou a importância do encontro como ferramenta de transformação dentro da rede estadual.

“Essa formação é uma parceria do governo federal com o CLÉMI da França e as secretarias estaduais da Região Norte. A proposta é formar professores multiplicadores capazes de desenvolver ações que combatam as fake news e estimulem a construção de conteúdos informativos e democráticos nas escolas. Queremos que os estudantes sejam protagonistas da informação”, explicou o gerente do NTE.
A formação integra um curso híbrido, com uma etapa teórica online realizada anteriormente e o módulo presencial em Belém. A proposta está alinhada com os debates da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense em novembro. Para os organizadores, a educação deve ser protagonista nas discussões ambientais e no legado deixado pelo evento.
Segundo Lara Maisa Silveira, professora da Escola Estadual Irmã Santina Rioli, o curso trouxe aprendizados fundamentais sobre produção de mídias digitais e como aplicá-los à realidade escolar.
“O MídiaCOP é uma estratégia do Governo Federal para capacitar educadores na promoção da Educação Midiática nas escolas amazônidas. Aprendemos técnicas de produção e edição audiovisual, e agora vamos adaptar os conteúdos à nossa realidade local. A COP será na ‘casa’ dos nossos alunos, e eles precisam estar informados, e também informar de forma crítica seus pares sobre os debates da conferência”, disse.

Também participaram da formação as professoras Monique dos Santos Jacques, da Escola Estadual Antônio Januário Pereira, em Santana, e Elissandra de Jesus Pinheiro Diniz, da Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva, em Oiapoque.
A programação incluiu oficinas práticas de produção de podcasts, vídeos e jornais escolares, além de debates sobre como integrar os temas ambientais à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Estratégia Brasileira de Educação Midiática. A perspectiva agora é de que os professores implementem projetos-piloto em seus estados e que a iniciativa se expanda para outras regiões do país.
“A ideia é que essa formação seja replicada nas escolas como uma ferramenta de informação e engajamento sobre temas como a COP30 e a sustentabilidade. A Região Norte é o projeto-piloto, mas o objetivo é que essa metodologia se estenda ao restante do Brasil”, concluiu André Luiz.
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