Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEITE MATERNO

Governo do Amapá lança campanha para arrecadação de potes pequenos de vidro para coleta de leite humano

Ação do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia celebra o Dia Mundial de Doação de Leite Humano nesta segunda-feira, 19.

Por Roberta Corrêa
19/05/2025 15h20
Recipientes são essenciais para a coleta de leite humano

Nesta segunda-feira, 19 de maio, Dia Nacional de Doação de Leite Humano, o Governo do Amapá reforça a importância do leite materno e lança a campanha de arrecadação de potes pequenos de vidro destinados à coleta do alimento, que alimenta especialmente bebês prematuros.

A ação busca atender mães que produzem pequenas quantidades de leite no início da amamentação, mas que podem se tornar doadoras. A iniciativa é coordenada pelo Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá.

Os frascos precisam ser de vidro, semelhante aos de papinha de bebê e azeitona, que podem vir com ou sem tampa plástica rosqueável. Estes, vão auxiliar na coleta direto na mama, em seguida, o leite é armazenado em outro pote de vidro, que vai ao congelador.

Fadianne Soares, coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia

"Muitas mães, especialmente no início da lactação, produzem pouco leite, e a maioria dos potes utilizados são grandes, como os de café solúvel. Vamos adotar recipientes menores e providenciar tampas se for necessário, para o início da coleta ao perfil de cada doadora que entra na sala de extração do Banco", explica Fadianne Soares, coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia.

Ter potes adequados disponíveis facilita o processo de coleta, armazenamento e transporte do leite materno doado pelas mães. Isso encoraja mais mulheres a doarem seu leite, já que não precisam se preocupar em encontrar recipientes apropriados. Eles também garantem a higiene do leite materno durante todo o processo, desde a coleta até a utilização. 

Doadora recebendo as instruções para coleta do leite materno

A jovem Vanessa Moreira, de 23 anos, é uma das doadoras que abraçou a causa. Além de ser uma voluntária, ela faz questão de reforçar para aquelas mães que produzem bastante leite, que não desperdicem o alimento.

"Depois do nascimento da minha filha, percebi que poderia ajudar outros bebês. Se ela precisa de leite, outros também precisam, então decidi doar. É muito importante informar as mães, cada vez mais, sobre a necessidade de doar, principalmente aquelas que produzem muito leite", ressaltou Vanessa.

Vanessa Moreira, doadora do Banco de Leite Humano

Todos os potes doados passam por um processo rigoroso de higienização: são lavados no próprio banco e encaminhados para esterilização. Eles compõem um kit contendo ainda máscara, touca e gaze, panfleto informativo e saco plástico para armazenar o frasco coletor.

A coordenação reforça que as doadoras recebem orientação para evitar contaminação como formigas, fios de cabelos e outros. Atualmente, cerca de 50% do que é coletado precisa ser descartado devido à presença de impurezas.

"As mães são instruídas sobre o método correto de coleta e armazenamento. Isso é essencial para que o leite chegue em boas condições ao banco e possa passar pelo processamento e pasteurização e ser aproveitado ao máximo", reforça a coordenadora.

Todos os potes doados passam por um processo rigoroso de higienização

O Banco de Leite Humano do Amapá abastece as unidades neonatais de todo o estado. Por isso, a doação de leite e de frascos adequados é fundamental para garantir a vida e a saúde de muitos bebês prematuros e recém-nascidos.

Saiba como doar 🥛 

As mães interessadas em doar leite humano podem se cadastrar diretamente no Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia, na Av. FAB, 1070, edifício Office Center, no Centro de Macapá, ou entrar em contato com a equipe da Rota pelo número: (96) 98416-4400.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde