Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE NEONATAL

Governo do Amapá promove encontro que reforça Método Canguru e aleitamento materno no cuidado de bebês prematuros

Seminário estadual reuniu profissionais e acadêmicos para discutir práticas de cuidado neonatal e incentivo à doação de leite humano.

Por Karla Marques
15/05/2025 11h04
Evento da Sesa fortalece os cuidados com bebês prematuros incentivando o aleitamento materno e o Método Canguru

Para fortalecer os cuidados com bebês prematuros, o Governo do Amapá realizou na quarta-feira, 14, o 2º Seminário Estadual do Método Canguru e o 4º Seminário Estadual de Doação de Leite Humano. O evento ocorreu no auditório da Fecomércio, em Macapá, com uma programação repleta de palestras e mesas redondas reunindo profissionais de saúde, acadêmicos, técnicos de diversos municípios e instituições públicas e privadas.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o evento abordou temas que vão desde o pré-natal até a sobrevivência neonatal, sempre com foco em estratégias acessíveis, humanizadas e eficazes.

O encontro faz parte das ações do mês de maio, que celebra o Dia Internacional de Conscientização do Método Canguru nesta quinta-feira, 15, e o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, em 19 de maio.

Encontro reuniu profissionais de saúde, acadêmicos, técnicos de diversos municípios e instituições públicas e privadas

A responsável técnica em Aleitamento Materno da Sesa, Darcineyde Dias, destacou a importância de unir as duas temáticas para promover a saúde neonatal e conscientizar os pais e toda a população. 

Dar

“Esse seminário é o segundo do método canguru e o 4º alusivo à doação de leite humano. São ações intimamente ligadas. A doação de leite é voltada principalmente para o bebê prematuro, aquele que está na UTI neonatal e também é tratado pelo Método Canguru, uma iniciativa maravilhosa, criada para proporcionar mais saúde para esse bebê. Aliando os dois, conseguimos dar mais ferramentas para que ele lute pela vida”, enfatizou Darcineyde.

Durante a programação, os participantes acompanharam palestras sobre a situação da saúde infantil no estado, o impacto do palivizumabe, medicamento contra doenças respiratórias em bebês prematuros e os benefícios do Método Canguru aliado ao aleitamento materno. Ao longo do dia, ainda foram abordaram a prematuridade e o manejo da lactação, encerrando com uma apresentação sobre o impacto da doação de leite na sobrevivência neonatal.

Sara Vitória Gomes, estudante do curso técnico em enfermagem do Senac

A estudante do curso técnico em enfermagem do Senac, Sara Vitória Gomes, compartilhou a expectativa com o aprendizado.

“Atualmente estou estudando a matéria voltada para esse cuidado mais humanizado com a mãe e o bebê. Esse seminário é um momento de muito aprendizado, que vai nos preparar melhor para a prática na maternidade”, comentou Sara.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno. Esse é um cuidado que será estimulado para as mães de Pedra Branca do Amapari, é o que explica a gerente de Atenção Básica do município, Elza Guerra.

Elza Guerra, gerente de Atenção Básica do município de Pedra Branca do Amapari

“O leite materno salva vidas. Infelizmente, nem todos os municípios têm suporte para arrecadação e envio ao banco de leite. É essencial estimular as mulheres que têm produção em excesso a doarem. Esse leite faz toda a diferença para os bebês que estão na UTI. O Método Canguru, com o contato pele a pele, também ajuda a estabilizar o peso e a saúde desses bebês. Vamos levar esse conhecimento para atualizar nossos profissionais e melhorar os indicadores de saúde materno-infantil", destacou Elza.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde