Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VILA DOS OLIVEIRAS

‘Melhor coisa que aconteceu na minha vida’, diz morador do Vila dos Oliveiras em aniversário de 1 ano do residencial

Aposentado José Rodrigo Barbosa, de 71 anos, destacou mudança de vida pela entrega do governador do Amapá, Clécio Luís, em 2024. Local recebe comemoração neste sábado, 17.

Por Bianck Bastos
14/05/2025 09h16
Aposentado José Rodrigo Barbosa, de 71 anos

O Residencial Vila dos Oliveiras completou um ano nesta terça-feira, 13. Entregue pelo governador do Amapá, Clécio Luís, em 2024, o habitacional contemplou 512 famílias em situação de vulnerabilidade social, e um dos beneficiados foi o aposentado José Rodrigo Barbosa, de 71 anos, que destacou sobre a mudança de vida e novas perspectivas junto ao filho no novo lar. O local recebe uma comemoração especial neste sábado, 17, para celebrar a data comemorativa.

Vila dos Oliveiras foi entregue pelo governador Clécio Luís em maio de 2024

“Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, porque tínhamos uma moradia muito sofrida, mas depois que recebi essa benção pude ter uma vida digna. Hoje me sinto muito feliz, moro aqui com meu filho, que hoje trabalha na área da saúde, e temos uma vida boa e tranquila. Em primeiro lugar, agradeço a Deus e ao governador Clécio Luís por ter essa paixão de entregar moradias para quem precisa, que o trabalho continue firme”, relatou o aposentado.

Local atende 512 famílias

Outra residente é a Maria Santos, de 62 anos, que vive com o marido e o neto, Luiz Felipe, de 9 anos, que faz questão de acompanhá-la por onde vai. Ao destacar a ansiedade pela chegada da comemoração oficial do Residencial Vila dos Oliveiras, neste sábado, 17, ela aproveitou para externalizar palavras de agradecimento pela moradia.

“Estou muito feliz e agradecida pela atenção que recebemos aqui, das meninas do Plantão Social que nos dão suporte, é um lugar onde nos sentimos acolhidos. Agradeço ao governador Clécio Luís por garantir a tantas famílias uma vida melhor. Em todas as programações que tem aqui, eu participo, e agora esperamos sábado para celebrar a linda festa do Vila dos Oliveiras, e aproveito para agradecer a presença do Governo do Estado”, destacou Maria.

Maria Santos, de 62 anos, e o neto Luiz Felipe, de 9 anos

Aniversário do Vila dos Oliveiras

Para celebrar esta data especial que marcou a transformação de vidas, o Governo do Amapá preparou uma programação diversa neste sábado, 17, para comemorar o aniversário de um ano do habitacional. Pela manhã, haverá a inauguração da Escola Estadual José Antônio da Silva, que atenderá crianças de 4 a 8 anos. Durante o dia, o evento segue com momentos de lazer com atividades esportivas, shows locais, apresentações de artistas da comunidade e feiras empreendedoras.

Nova Escola Estadual José Antônio da Silva

Política habitacional 

Em dois anos da atual gestão, cerca de 1,8 mil moradias foram construídas e entregues para a população amapaense. Em dezembro de 2023, mil unidades habitacionais, entre casas e apartamentos, foram entregues nas etapas 3 e 4 do Conjunto Miracema, na Zona Norte de Macapá. No ano seguinte, em fevereiro de 2025, mais de 280 lares foram entregues no novo Habitacional Nelson dos Anjos, no bairro Congós, Zona Sul da capital.

Serviços e infraestrutura

O Residencial Vila dos Oliveiras  é o segundo residencial entregue pelo Governo do Estado em menos de 1 ano e meio. O espaço conta com uma escola/creche, com capacidade para 60 alunos na modalidade de Ensino Integral e 120 na modalidade de turnos.

Para garantir suporte constante aos moradores, o conjunto habitacional conta com uma equipe multiprofissional permanente do Plantão Social composta por técnicos administrativos, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais.

Além disso, foi o primeiro de Macapá a possuir uma quadra poliesportiva coberta e quadra de areia, sendo o segundo o Habitacional Nelson dos Anjos. Ademais, o espaço também possui academia ao ar livre e uma área de espaço de brincadeiras para as crianças.

Ao todo, o local conta com três ruas que levam nomes de árvores plantadas no local: Rua Jaqueira; Rua Castanheira e Rua Bacabeira. Foram colocadas 1.600 mudas para jardinagem, sendo 60 de árvores como: Bacabeiras, Oitizeiros, Sibipiruna, Pau-Ferro e Nim Indiano.

Locais recreativos beneficiam diretamente a população

Vila dos Oliveiras

O Residencial atende famílias em situação de vulnerabilidade. Pessoas de demandas dirigidas, definidas em conjunto com o Ministério Público do Estado (MP-AP), e cidadãos em condição de pobreza ou extrema pobreza, inscritos no CadÚnico, e assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda para Viver Melhor e Aluguel Social do Governo do Amapá.

Os moradores ganharam apartamentos com 42 metros quadrados, contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço com fornecimento de água tratada e energia elétrica. Os trabalhos foram executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!