Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Governo do Amapá leva planetário móvel que ensina sobre astronomia para crianças de Laranjal do Jari

Ao todo, serão contempladas três escolas regionais durante o evento 'Inova Vale do Jari', que busca democratizar a ciência, tecnologia e inovação por meio do conhecimento.

Por Flávio Sousa
13/05/2025 15h00
Alunos do Centro Municipal de Ensino Fundamental de Laranjal do Jari.
Alunos do Centro Municipal de Ensino Fundamental de Laranjal do Jari.
Foto: Sal Lima/Gea

Nesta terça-feira, 13, o universo se aproximou dos estudantes do Centro Municipal de Ensino Fundamental (CMEF), em Laranjal do Jari, com a chegada do projeto 'Inova Vale do Jari', do Governo do Amapá. A programação gratuita contou com palestras, oficinas, exposições e atividades culturais, com o objetivo de impulsionar a economia local e fortalecer o protagonismo regional por meio do conhecimento científico.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), o planetário móvel é uma ferramenta educativa que oferece uma experiência imersiva e visual. Com uma cúpula inflável equipada com tecnologia de ponta, que inclui projetor de realidade aumentada em 360°, caixa de som e ar-condicionado portátil, o espaço comporta até 30 pessoas por sessão e simula planetas, estrelas, buracos negros e constelações. O ambiente escolar se transforma em um espaço de descobertas sobre o universo, de forma lúdica e inclusiva.

Gerente do Núcleo de Fomento de Inovação, Paulo França
Gerente do Núcleo de Fomento de Inovação, Paulo França
Foto: Sal Lima/Gea

"As crianças que tem a oportunidade de vivenciar o planetário móvel tem a chance de ter uma visão mais clara e envolvente do universo e do nosso sistema solar. Isso é fundamental para agregar conhecimento científico. Ele serve como uma base inicial para que os alunos compreendam conceitos que vão do simples ao complexo. E por que não imaginar que, a partir dessa experiência, possam surgir futuros cientistas e astrônomos?", disse o Gerente do Núcleo de Fomento de Inovação, Paulo França.

Planetário móvel é uma ferramenta educativa que oferece uma experiência imersiva e visual
Planetário móvel é uma ferramenta educativa que oferece uma experiência imersiva e visual
Foto: Sal Lima/Gea

As sessões oferecidas seguem os princípios da Nova Educação, integrando conteúdos científicos com temas transversais com diversidade e inclusão. O objetivo é incentivar o pensamento crítico, a criatividade e o interesse pela ciência, além de ampliar as discussões em sala de aula.

A professora de Ciências, Risia Miranda, ressalta a importância da iniciativa, que transmite conhecimento de forma clara, com uma abordagem metodológica e interativa. Segundo ela, despertar a curiosidade dos alunos é uma estratégia eficaz de ensino, pois torna o aprendizado mais envolvente. Dessa maneira, as crianças se divertem enquanto descobrem o universo ao seu redor.

A professora de Ciências, Risia Miranda
A professora de Ciências, Risia Miranda
Foto: Sal Lima/Gea

"Este projeto na escola é muito importante porque desperta nos alunos o interesse pelo futuro e aumenta a curiosidade deles em aprender cada vez mais. Iniciativas que incentivam o aprendizado são sempre bem-vindas em nosso estado", destacou com alegria.

Os temas abordados durante as apresentações são integrados a conteúdos transversais, o que permite aos professores expandirem o debate em sala de aula, estimulando o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.

O projeto integra a programação do 'Inova Vale do Jari', que busca popularizar a ciência e tecnologia, com a expectativa de que centenas de estudantes tenham a oportunidade de vivenciar a astronomia de forma acessível e encantadora, despertando interesses e contribuindo para a formação de uma nova geração de pensadores e inovadores.

Raycka Lopes, de 14 anos, ficou encantada ao adentrar o planetário móvel. A estudante contou que a experiência de vivenciar o universo de perto foi mágico, além de aprender mais sobre o sistema solar.

"Eu achei muito interessante e importante a gente conhecer tão de perto o universo, uma nova forma de aprender, mesmo de longe. Essa ação ajuda o nosso aprendizado", disse Raycka.

Raycka Lopes, de 14 anos, estudante do Centro Municipal de Ensino Fundamental de Laranjal do Jari
Raycka Lopes, de 14 anos, estudante do Centro Municipal de Ensino Fundamental de Laranjal do Jari
Foto: Sal Lima/Gea

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!