Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUPERAÇÃO

'Quem falou que eu não ia andar, vai se surpreender', diz paciente do programa Zera Fila do Governo do Amapá

A determinação é do entregador Gilvamir Bezerra, vítima de um grave acidente de trânsito, que passou por cirurgia no Hcal após fraturar a bacia.

Por Karla Marques
22/05/2025 09h30
Gilvamir Bezerra segue se recuperando em casa, e já consegue dá os primeiros passos após a cirurgia

No dia 28 de abril, Gilvamir de Souza Bezerra, de 48 anos, saiu de casa para mais um dia de trabalho como entregador de moto por aplicativo. O destino era o município de Santana, mas no caminho, tudo mudou quando ele sofreu um grave acidente de trânsito que quase o deixou sem andar. O trabalho preciso da equipe médica do programa Zera Fila, do Governo do Amapá, possibilitou que o paciente passasse por uma cirurgia complexa a tempo de recuperar os movimentos.

Bezerra foi atendido inicialmente no Hospital de Emergência (HE), e em seguida, foi transferido para o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), onde o Zera Fila é desenvolvido. Entre a chegada à unidade, a cirurgia e a alta, passaram-se 10 dias. Hoje, se recuperando em casa, o entregador conta sua história de superação e determinação para voltar a andar.

"Todo mundo dizia que eu ia ficar internado por meses. Mas com menos de 10 dias que dei entrada no hospital, já estava pisando no chão. Quem falou que eu não ia andar, vai se surpreender, olha eu aqui, em casa, conseguindo dar alguns passos. O atendimento no Hcal melhorou muito, tá tudo diferente. Não faltou médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nem atenção", disse, emocionado.

O entregador também recebeu cadeiras de roda e de banho para auxiliar no tratamento

O entregador teve fraturas no acetábulo e no anel pélvico. Ele passou por cirurgia e teve um fixador refeito de forma que garantisse mais mobilidade e conforto na reabilitação. Gilvamir também recebeu cadeiras de roda e de banho para auxiliar no tratamento.

“Eu bati na traseira de um carro parado, caí para trás e minha coluna deslocou cinco centímetros. Fraturei a bacia e fiquei no chão até o bombeiro chegar. Quando me levaram para o HE, fui atendido imediatamente, me examinaram, colocaram um fixador e me encaminharam para o Hcal. Lá, em menos de sete dias, já fizeram minha cirurgia", contou o paciente.

Bezerra destacou o trabalho dos profissionais de saúde e a mudança no atendimento que presenciou tanto no HE como no Hcal. Ele reforçou o tratamento humanizado e os investimentos feitos pelo Governo do Amapá. 

"Realmente a saúde está mudando, não é só propaganda, é realidade. Médicos, enfermeiros, técnicos, todos que fazem o hospital funcionar, foram acolhedores e atenciosos. Quem falou que eu não ia andar, vai ver que eu 'tô' andando. E com fé em Deus, daqui a pouco eu volto a trabalhar", falou, determinado.

Paciente passou por cirurgia e teve um fixador refeito para garantir mais mobilidade e conforto na reabilitação

Zera Fila

O programa Zera Fila tem garantido mais eficiência e humanização nos serviços prestados à população. Desde a gestão compartilhada com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos) em dezembro de 2024, até terça-feira, 20 de maio deste ano, foram realizadas 3.030 cirurgias. No mês de abril, foram 695 procedimentos, sendo a maioria casos de cirurgia geral e ortopedia.

A prioridade nos atendimentos é dada aos pacientes que aguardam há mais tempo por um procedimento. Além disso, equipes multidisciplinares de saúde trabalham de forma intensificada e coordenada para localizar aqueles que, por algum motivo, não puderam comparecer na data originalmente agendada.

Os números expressivos do programa são resultado da reestruturação proposta pelo governador Clécio Luís, para a rede pública de saúde, área considerada pelo gestor prioridade imediata e inegociável. A Secretaria de Saúde do Amapá (Sesa) vem trabalhando para restabelecer um tratamento mais digno para inúmeros pacientes que enfrentam longos anos de espera pelas cirurgias na rede hospitalar.

VEJA TAMBÉM

▪️'O que vivi mostra que a saúde pública pode, sim, ser eficiente', diz paciente após cirurgia no Zera Fila do Governo do Amapá
▪️'Fui internada, e no dia seguinte fiz a cirurgia', comemora paciente do Programa Zera Fila do Governo do Amapá
▪️Ortopedia lidera ranking de procedimentos cirúrgicos do programa Zera Fila do Governo do Amapá
▪️Zera Fila: Governo do Amapá oferece nova especialidade cirúrgica para lesão em ombro que dispensa TDF

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde