Governo do Amapá capacita 20 professores do ensino médio em educação híbrida no Centro de Inovação de Educação, em Macapá
Capacitação segue até agosto, e envolve produção de roteiros, gravação e edição de videoaulas com uso de tecnologias educacionais.

Professores do ensino médio da rede estadual participaram, nesta quinta-feira, 8, da primeira etapa presencial da formação em educação híbrida promovida pela Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), em parceria com o Governo do Amapá. O encontro foi realizado no Centro de Inovação da Educação, em Macapá, e contou com a participação de 20 docentes nesta fase. Ao todo, 40 professores participam da formação.
A capacitação, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), integra uma série de ações iniciadas em março, que incluem encontros síncronos, lives e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O objetivo é transformar os professores em multiplicadores de metodologias inovadoras, com foco na produção de roteiros, gravação e edição de videoaulas, uso de recursos digitais e ampliação das possibilidades de ensino além da sala de aula tradicional.


“Hoje os professores vão poder emergir dentro das tecnologias educacionais pautadas na produção de videoaulas. A ideia é que se tornem protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Com o conteúdo gravado, o aluno pode acessar de casa, do trabalho, do ônibus, é uma extensão da escola”, explicou André Camilo, gerente do Núcleo de Tecnologia da Seed.
A formação ocorre em um ambiente moderno e equipado, são três estúdios com câmeras automáticas e ilhas de edição, além de um laboratório de criação. A previsão é que todas as etapas do curso sejam concluídas até agosto. Posteriormente, os estúdios estarão disponíveis para os professores da rede estadual, mediante agendamento.

“Esse momento presencial é o fechamento de todo um processo formativo. Os professores escreveram roteiros, participam de oficinas e gravam conteúdos em diversos formatos, como podcasts, dramatizações e vídeos educativos. Eles estão sendo extremamente protagonistas”, destacou Bianca Santos Bento da Silva, professora mediadora da RIEH.
A ação contempla educadores de todo estado e cidades do interior. Para muitos, o curso trouxe reconhecimento de práticas já existentes em sala de aula, agora com base teórica e apoio técnico.
“Percebi que já utilizava elementos da educação híbrida, mas agora compreendo melhor o conceito e posso melhorar minha prática. A troca de experiências aqui é muito rica. Vou aplicar com certeza nas minhas aulas de arte e compartilhar com outros colegas”, afirmou Maria do Carmo, professora da Escola Estadual Professor Silvio Elito de Lima Santos, no município de Calçoene.

A próxima etapa envolve a organização de um cronograma para uso dos estúdios pelos professores formados, além do aprofundamento da edição dos materiais produzidos. A formação é parte da política de fortalecimento da educação híbrida no Amapá, promovendo inovação, protagonismo docente e ampliação do acesso ao conhecimento por meio da tecnologia.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!