Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Governo do Amapá realiza acolhimento e formação de monitores das escolas de tempo integral 

Iniciativa visa aprimorar práticas pedagógicas dos profissionais selecionados pelo Programa Bolsa Monitoria.

Por Joyce Batista
08/05/2025 16h00
Governo do Amapá formou 33 monitores nesta quinta-feira, 8

O Governo do Amapá realizou nesta quinta-feira, 8, o acolhimento e formação dos monitores das escolas de tempo integral da rede estadual de ensino, que começaram a atuar no início deste ano letivo. O objetivo foi aprimorar as práticas pedagógicas para atividades culturais, sociais, científicas, esportivas e tecnológicas, visando o desenvolvimento integral dos estudantes.

Dos 57 profissionais selecionados pelo Programa Bolsa Monitoria, 33 se apresentaram para dar apoio nas atividades do ensino fundamental das escolas em temo integral de Macapá, Santana, Serra do Navio, Laranjal do Jari, Pracuúba, Porto Grande, Cutias do Araguari e Ferreira Gomes.

Coordenador em exercício das Escolas de Tempo Integral, Almir dos Santos

“Houve a ampliação das escolas de tempo integral para o ensino fundamental. Anteriormente, essas escolas estavam concentradas basicamente no ensino médio. Então, com esse aumento das horas de aulas, é preciso ampliar também a diversidade de atividades pensadas para cada escola, então, por isso, a necessidade dos monitores. E hoje estamos dando esse suporte para que eles possam desenvolver seu papel da melhor forma”, explicou o coordenador em exercício das Escolas de Tempo Integral, Almir dos Santos.

Durante o evento, os monitores receberam um guia de orientações sobre componentes pedagógicos, discutiram sobre suas atribuições e experiências dentro das escolas e também sobre as futuras ações, além de participaram de dinâmicas educacionais integrativas que fortaleceram o assunto em discussão.

Gerente de Gestão das Escolas em Tempo Integral, Miria Ferreira

“O Bolsa Monitoria faz parte do programa Escola Em Tempo Integral e é importante a gente entender essa política educacional, que é a educação integral em tempo integral, para que a gente possa estar desenvolvendo essas atividades com o foco em nossos estudantes”, afirmou a gerente de Gestão das Escolas em Tempo Integral, Miria Ferreira.

Os monitores foram selecionados em um edital específico, lançado no fim do ano passado, para atender a nova Política Educacional de Tempo Integral no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais em 26 escolas estaduais, em ações do escopo intelectual, físico, emocional, social e cultural do desenvolvimento estudantil.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação