Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FRONTEIRA DO FUTURO

'Seremos exemplo para o mundo em desenvolvimento para os povos da floresta', destaca governador do Amapá em evento de petróleo e gás nos EUA

Convidado pela Petrobras para participar da OTC, Clécio Luís apresenta potencialidades do Amapá na cadeia de óleo e gás e atrai interesse de investidores para o estado.

Por Fabiana Figueiredo
08/05/2025 11h20
Comitiva do Amapá mostrou ao mercado intenções com o desenvolvimento sustentável, social e economico
Comitiva do Amapá mostrou ao mercado intenções com o desenvolvimento sustentável, social e economico
Foto: GEA/Divulgação

Liderando comitiva do Amapá na Offshore Technology Conference (OTC) 2025, maior conferência mundial da indústria de óleo e gás em águas profundas, o governador Clécio Luís defendeu o equilíbrio entre a produção de petróleo e o respeito ao meio ambiente na Margem Equatorial Brasileira. A região, que deve ser explorada pela Petrobras, atrai interesse de empresários durante o evento, realizado em Houston, nos Estados Unidos.

“Tem muitas empresas já interessadas em se implantar no Amapá para fornecer para a Petrobras. Eu pude presenciar que há uma expectativa grande do mundo inteiro sobre esta reserva. Voltaremos ao Amapá muito esperançosos de fazer tudo dar certo, para sermos um belo exemplo para o mundo de conjugarmos ativos ambientais e a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento para os povos da floresta”, destacou Clécio Luís.

Governador Clécio Luís conversou com representantes da Guyana, onde há atividade de produção de petróleo
Governador Clécio Luís conversou com representantes da Guyana, onde há atividade de produção de petróleo
Foto: GEA/Divulgação

É a terceira vez que o Amapá participa da OTC, mas desta vez a comitiva tem a liderança do governador do Estado, acompanhado de representantes de entidades do setor público e privado. A convite da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a presença amapaense na conferência sinaliza ao mundo que o estado está preparado para receber investimentos focados no desenvolvimento sustentável na Amazônia, promovendo transformação econômica e social.

O Amapá vê na cadeia produtiva do óleo e gás a oportunidade para consolidar uma nova matriz econômica e energética, capaz de transformar a realidade do estado e enfrentar o desequilíbrio entre ser a unidade federativa mais preservada do Brasil e, ao mesmo tempo, abrigar uma das populações mais pobres do país.

Magda Chambriard, presidente da Petrobras
Magda Chambriard, presidente da Petrobras
Foto: GEA/Divulgação

Desde segunda-feira, 5, a comitiva amapaense participou da abertura da OTC e da programação do Pavilhão Brasil no evento e integrou reuniões estratégicas com a Petrobras e com o ecossistemas de empresas que trabalham na cadeia produtiva de óleo e gás. O governador também se pronunciou no evento "Invest in Brasil & Matchmaking", organizado pela Petrobras.

“A presença do governador Clécio Vilhena representa a oportunidade que nós temos na Margem Equatorial, no estado do Amapá, onde acreditamos que teremos surpresas muito boas. Então o que eu quero dizer ao Amapá é: vamos perfurar! [Let's drill, baby!]”, disse em tom celebrativo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

A delegação do Amapá é uma das mais expressivas do evento, que também conta com a presença do presidente do Sistema Comércio do Amapá, Ladislao Monte; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre; do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Wandeberg Pitaluga; entre outras autoridades dos setores público e privado.

“Falamos para as indústrias sobre a capacidade do Amapá receber essas empresas em um distrito industrial. Impressionante a maneira como essas empresas reagiram. O Amapá está pronto. Temos uma estrutura rígida e séria, ambiental e fiscalmente. A licença está logo aí e tenho certeza que vai dar tudo certo”, afirmou Pitaluga.

Governador Clécio Luís cumpriu agenda durante a OTC, nos Estados Unidos
Governador Clécio Luís cumpriu agenda durante a OTC, nos Estados Unidos
Foto: GEA/Divulgação

OTC 2025

A conferência integra os principais debates sobre as inovações e desafios da indústria offshore — setor que concentra atividades econômicas desenvolvidas em alto-mar —, com a presença de líderes mundiais, especialistas e empresas globais.

O evento, que se estende até esta quinta-feira, 8, reúne mais de 60 mil profissionais e realiza 500 apresentações distribuídas em 91 sessões técnicas. A feira conta ainda com 14 pavilhões nacionais, entre eles o do Brasil.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!