Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIO LARANJA

Governo do Amapá integra ação de conscientização sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em Oiapoque

Atividade faz parte da campanha Maio Laranja, da Rede de Atendimento à Mulher do município.

Por Alice Palmerim
08/05/2025 10h39
Representantes da Rede de Atendimento à Mulher (RAM) de Oiapoque

No Maio Laranja, mês de combate e conscientização ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, o Governo do Estado integrou a roda de conversa com os órgãos que compõem a Rede de Atendimento à Mulher (RAM) na Câmara Municipal de Oiapoque, no norte do Amapá. 

A iniciativa, coordenada pela Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), contou o apoio do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), ao realizar uma palestra sobre o combate ao abuso e exploração sexual infantil.

A coordenadora do Cram, Nátane Oliveira, que durante o evento falou da atuação do centro no município, reforçou sobre os atendimentos que são feitos não apenas com as mulheres, mas também com as crianças e adolescentes com acolhimento, encaminhamentos e serviços como o psicossocial. 

“Esse diálogo com os membros da Rede de Atendimento à Mulher (RAM) é fundamental para a integração e fortalecimento das políticas de proteção nesse mês que é tão significativo na causa”, disse a coordenadora.

A atividade aconteceu Câmara Municipal de Oiapoque

De acordo com os dados do Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Infantil (Savvi) do Hospital de Clínicas Alberto Lima, 65% dos atendimentos de crianças são por abuso sexual, principalmente de meninas, seguido das violências negligenciadas, com 29%, as físicas com 4%, e a autoprovocada com 2% dos índices.

A conscientização por meio da prevenção, da escuta qualificada e do encaminhamento correto dos casos ajudam a garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados, mas para isso é importante garantir uma rede cada vez mais forte e comprometida, como afirmou a conselheira tutelar, Michele Freitas. 

“A troca de informações foi maravilhosa, proporcionando um espaço rico de diálogo, aprendizado e fortalecimento de vínculos entre os órgãos. Todos os participantes puderam compreender com mais clareza o seu papel dentro da rede, reconhecendo a importância da atuação articulada para garantir um atendimento eficaz e humanizado às vítimas”, destacou a conselheira Tutelar, Michele Freitas.

Conselheira tutelar, Michele Freitas

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!