Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Governo do Amapá capacita profissionais para gestão de custos na rede hospitalar com apoio do Ministério da Saúde

Curso, inédito no estado, iniciou nesta terça-feira, 6, e segue até quarta, 7, coordenado pela Secretaria de Saúde (Sesa).

Por Roberta Corrêa
06/05/2025 14h50
Curso Aplicado de Gestão de Custos em Saúde reuniu técnicos das unidades hospitalares de todo o estado

Para fortalecer a rede hospitalar e promover o uso mais eficiente dos recursos no Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 6, o "Curso Aplicado de Gestão de Custos em Saúde". A programação, voltada para técnicos das unidades hospitalares  da capital e dos demais municípios, segue até quarta-feira, 7.

A capacitação, inédita no estado, é coordenada pela Secretaria de Saúde (Sesa) e conta com a participação de especialistas do Ministério da Saúde. A programação está sendo realizada no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados do Amapá (OAB-AP), no Centro de Macapá.

Juvanete Távora, coordenadora de Planejamento da Sesa

O objetivo é preparar os profissionais para atuar diretamente na apuração e gestão padronizada de custos hospitalares, contribuindo para o uso mais eficiente dos recursos do SUS e garantindo a sustentabilidade econômica das instituições de saúde.

“A Sesa está qualificando os técnicos para mensurar os custos dos hospitais e promover o uso racional dos recursos do SUS”, pontuou Juvanete Távora, coordenadora de Planejamento da secretaria. Ela reforçou que representantes de 16 unidades de saúde participam do curso.

Thainá de Sousa, economista da Coordenação de Custos do Ministério da Saúde
Wagner Luiz de Araújo, especialista em Avaliação e Monitoramento em Saúde do Ministério da Saúde

A economista Thainá de Sousa e o administrador Wagner Luiz de Araújo, ambos do Ministério da Saúde, conduzem a capacitação.

“Estamos explicando a metodologia do programa, como levantar dados e identificar os pontos de maior consumo, sempre visando à qualidade do atendimento", destacou Thainá.

Socorro Araújo, diretora da UPA de Laranjal do Jari

Socorro Araújo, diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Laranjal do Jari, município no Sul do estado, reforça a relevância desse preparo para a gestão e otimização dos recursos. 

“Esse momento é muito importante, capacitando sobre a melhor administração desse recurso público, que assim conseguimos proporcionar assistência de qualidade dentro das unidades e para municípios mais distantes é mais relevante ainda, pois precisamos desse engajamento para aperfeiçoar nossa gestão”, reforça Socorro.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde