Governo do Amapá capacita profissionais para gestão de custos na rede hospitalar com apoio do Ministério da Saúde
Curso, inédito no estado, iniciou nesta terça-feira, 6, e segue até quarta, 7, coordenado pela Secretaria de Saúde (Sesa).

Para fortalecer a rede hospitalar e promover o uso mais eficiente dos recursos no Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 6, o "Curso Aplicado de Gestão de Custos em Saúde". A programação, voltada para técnicos das unidades hospitalares da capital e dos demais municípios, segue até quarta-feira, 7.
A capacitação, inédita no estado, é coordenada pela Secretaria de Saúde (Sesa) e conta com a participação de especialistas do Ministério da Saúde. A programação está sendo realizada no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados do Amapá (OAB-AP), no Centro de Macapá.

O objetivo é preparar os profissionais para atuar diretamente na apuração e gestão padronizada de custos hospitalares, contribuindo para o uso mais eficiente dos recursos do SUS e garantindo a sustentabilidade econômica das instituições de saúde.
“A Sesa está qualificando os técnicos para mensurar os custos dos hospitais e promover o uso racional dos recursos do SUS”, pontuou Juvanete Távora, coordenadora de Planejamento da secretaria. Ela reforçou que representantes de 16 unidades de saúde participam do curso.


A economista Thainá de Sousa e o administrador Wagner Luiz de Araújo, ambos do Ministério da Saúde, conduzem a capacitação.
“Estamos explicando a metodologia do programa, como levantar dados e identificar os pontos de maior consumo, sempre visando à qualidade do atendimento", destacou Thainá.

Socorro Araújo, diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Laranjal do Jari, município no Sul do estado, reforça a relevância desse preparo para a gestão e otimização dos recursos.
“Esse momento é muito importante, capacitando sobre a melhor administração desse recurso público, que assim conseguimos proporcionar assistência de qualidade dentro das unidades e para municípios mais distantes é mais relevante ainda, pois precisamos desse engajamento para aperfeiçoar nossa gestão”, reforça Socorro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!