Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REESTRUTURANDO A SAÚDE!

Governo do Amapá inicia implantação do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente

Oficina do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) marca início das ações estratégicas para fortalecer a assistência hospitalar.

Por Karla Marques
06/05/2025 14h10
Oficinas deram início à implantação do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente no Amapá

Um marco importante para a saúde estadual, o Governo do Amapá iniciou a implantação do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente (NEGESP-AP). Nesta terça-feira, 6, gestores e profissionais da rede hospitalar concluíram uma oficina de dois dias que visa a construção de um plano de ação.   

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com apoio técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A oficina marca a adesão oficial do Amapá ao projeto nacional do Conass, que já percorre 13 estados brasileiros com o objetivo de fortalecer a governança e a qualidade da assistência nos serviços de saúde, com foco na prevenção de riscos e eventos adversos.

A programação contou com a participação de gestores da Sesa, representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), diretores de unidades estaduais de saúde, e equipes dos núcleos de Qualidade, Controle de Infecção, Segurança do Paciente, Educação Permanente e Humanização Hospitalar.

Programação contou com profissionais de saúde e gestores da rede hospitalar

O primeiro dia de oficina, na segunda-feira, 5, incluiu a apresentação do projeto NEGESP, diagnóstico situacional da segurança do paciente, além de oficinas com ferramentas de gestão da qualidade, como Análise de Causa-Raiz (RCA) e o ciclo PDSA (Planejar, Desenvolver, Estudar, Agir).

Cássia Klein, secretária adjunta de Atenção à Saúde

De acordo com a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Cássia Klein, a implantação do núcleo representa um marco para o cuidado hospitalar no Amapá.

“Estamos implantando uma verdadeira revolução nos nossos hospitais. O Núcleo de Segurança do Paciente atuará como apoio direto às unidades, promovendo ações como cirurgia segura, prevenção de quedas e agilidade no acesso a procedimentos. Com isso, nos aproximamos mais das unidades e, principalmente, dos pacientes”, destacou Cássia.

A assessora técnica do Conass, Carla Ulhoa André, explicou que o NEGESP é um núcleo de governança que apoia decisões estratégicas voltadas à segurança do paciente com base em dados e evidências.

Carla Ulhoa André, assessora técnica do Conass

“O projeto ajuda a reduzir riscos, minimizar eventos adversos e desperdícios, tudo para garantir uma assistência segura e de qualidade. Após esta oficina, o núcleo será institucionalizado dentro da Secretaria de Saúde, diretamente no gabinete do secretário, com um comitê consultivo representando todos os departamentos para tomada de decisões estratégicas”, detalhou Carla.

A programação seguiu nesta terça, com a oficina de Planejamento Estratégico, elaboração do plano de ação e definição de prazos, responsáveis e indicadores. A agenda no Amapá encerra com uma reunião entre os gestores de Saúde para apresentação e pactuação do plano de ação.

Para a consultora técnica do Conass, Helaine Capucho, o trabalho é construído respeitando a realidade de cada estado.

Helaine Capucho, consultora técnica do Conass

“Estamos no 13º estado e cada um tem suas particularidades. O que estamos fazendo aqui é construir, junto com a Secretaria de Saúde do Amapá, um plano que seja aderente à realidade local e que beneficie tanto a gestão quanto a população do SUS”, afirmou.

No Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), o Núcleo da Qualidade Hospitalar já atua com protocolos e padrões operacionais. A responsável técnica, Lara Teles, avalia que a integração com o núcleo estadual fortalece esse trabalho.

Lara Teles, responsável técnica do Núcleo da qualidade hospitalar do Hcal

“A segurança do paciente conecta todos os setores. Com esse núcleo, conseguimos garantir que os protocolos sejam aplicados corretamente, assegurando uma assistência padronizada e segura dentro do hospital”, explicou Lara.

Com essa adesão, o Amapá avança na construção de um sistema de saúde mais eficaz, humano e seguro, com ações articuladas entre gestão, profissionais de saúde e instituições parceiras.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde