Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA EM SAÚDE

Governo do Amapá apoia programação que debate o fortalecimento da assistência farmacêutica no estado

A programação, que iniciou nesta segunda-feira, 28, inclui debates e apresentações de experiências exitosas de municípios amapaenses.

Por Roberta Corrêa
28/04/2025 18h00
Um dos principais focos do seminário é o fortalecimento da assistência farmacêutica na Atenção Primária em saúde

O Governo do Amapá está apoiando a realização do 1º Seminário Estadual de Assistência Farmacêutica, que iniciou nesta segunda-feira, 28, no auditório do Senac, em Macapá. A programação inclui debates e apresentações de experiências exitosas de municípios amapaenses.

O evento aborda até terça, 28, temas estratégicos, como planejamento e aquisição de medicamentos, judicialização no Sistema Único de Saúde (SUS) e o papel do farmacêutico na gestão pública. O objetivo fortalecer a assistência farmacêutica no Amapá.

Um dos principais focos do seminário é o fortalecimento da assistência farmacêutica na Atenção Primária em saúde, considerando que esse é o primeiro nível de acesso da população aos serviços de saúde, exigindo, portanto, uma estrutura bem organizada.

Carlos André, conselheiro federal de Farmácia pelo Amapá

"O primeiro acesso da população é na rede municipal. Precisamos expandir a assistência farmacêutica, explicando as formas de aquisição, o cenário atual e compartilhando experiências exitosas. Este é um momento de troca de conhecimentos entre gestores e coordenadores das redes estadual e municipal", explica Carlos André, conselheiro federal de Farmácia pelo Amapá.

Coordenadores municipais de assistência farmacêutica também marcaram presença para buscar melhorias nos serviços. Entre eles está César Reis, do município de Oiapoque, no extremo Norte do estado.

César Reis, coordenador municipal de assistência farmacêutica do Oiapoque

"Estamos em busca de conhecimento para aprimorar os serviços no município de Oiapoque. Já implantamos algumas iniciativas, mas ainda temos desafios, como a descentralização da distribuição de medicamentos especializados, essencial para facilitar o acesso da população, especialmente devido à distância da sede municipal", destaca Reis.

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), unidade responsável pela gestão e controle do fluxo de medicamentos e materiais farmacêuticos na rede pública estadual, também foi representada no evento pelo gerente da undiade, Uriel Almeida. Ele ressaltou a importância da integração das redes de assistência farmacêutica para o sucesso na distribuição de medicamentos em todo o estado.

Uriel Almeida, gerente da Central de Abastecimento Farmacêutico do Amapá

"Estamos envolvendo todos os municípios, promovendo uma participação mais ampla e integrada. Nosso objetivo é alinhar os serviços em todo o estado, pois sabemos que uma falha em um ponto da rede impacta os demais. A integração é fundamental para garantir a eficiência e a qualidade do atendimento", reforça Almeida.

O vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (Cosems-AP), Plínio da Luz, destacou que o fortalecimento da assistência farmacêutica e a troca de experiências são essenciais para a sustentabilidade do serviço e para reduzir a judicialização da saúde.

César Reis, Plínio da Luz, vice-presidente do Cosems-AP e Milria Brabo, presidente do Conselho Regional de Farmácia

"A assistência farmacêutica está avançando, e isso exige esforço para oferecer serviços de melhor qualidade. Quanto maior o acesso a medicamentos, menor a necessidade de ações judiciais para garantir esse direito", conclui Plínio da Luz.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde