Abril Verde: Governo do Amapá promove ação de cuidado físico e mental para profissionais da Saúde
Evento marca o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, nesta segunda-feira, 28, e reforça importância da qualidade de vida no ambiente profissional.

Nesta segunda-feira, 28, o Governo do Amapá promoveu um momento de acolhimento, escuta e atividades de cuidado físico e mental para os servidores da Saúde. A programação integra as ações do Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho.
As atividades, realizadas no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), são uma forma de valorizar os profissionais, fortalecer vínculos e prevenir o adoecimento mental. De acordo com a psicóloga Darcineyde Alves Dias, da Coordenação de Políticas de Atenção à Saúde, a iniciativa inovou ao ampliar o olhar para os fatores psicossociais que afetam os trabalhadores.

"Pensamos nesse momento para falar sobre a saúde mental, que é a novidade que trazemos neste ano. Queremos focar não apenas nos riscos físicos, mas também nos psicossociais. A proteção não é só jaleco, capacete, máscara ou luva, é também cuidar da nossa mente", destacou a psicóloga.
A ginástica laboral, por exemplo, é essencial, pois muitos trabalhadores passam horas em frente ao computador. "Queremos que essa prática se torne parte da rotina diária para prevenir problemas posturais e físicos. A biodança, por sua vez, é um momento de confraternização para liberar energias, se conectar e interagir com os colegas", completou Darcineyde.

A programação do Abril Verde foi pensada para todos os servidores, mesmo os que não atuam diretamente em unidades hospitalares. A engenheira de segurança do trabalho e gerente do Núcleo de Gestão do Trabalho da Sesa, Claudia Simmony Fernandes, destacou que o cuidado precisa ser voltado também aos fatores invisíveis do ambiente profissional.
“A ação foi desenvolvida com a preocupação de abordar também os riscos psicossociais, como o estresse, a má postura e as jornadas extensas, que tensionam a estrutura muscular e podem levar a outros problemas de saúde. São ações simples, mas muito profundas, para que a gente inicie essa discussão no ambiente de trabalho," afirmou.

O evento contou com momentos de ginástica laboral e biodança, atividades que uniram descontração, promoção da saúde física e fortalecimento dos laços entre os servidores. A importância de estar com a mente saudável no contexto profissional também foi enfatizada pela coordenadora de Saúde Mental da Sesa, Marlúcia Milhomem.

“Falar sobre saúde mental é essencial, porque ela envolve tudo em nossa vida. Dentro da secretaria, não é diferente. Este momento é para acolher nossos servidores, conhecê-los melhor e encaminhá-los, se necessário, para a atenção psicossocial que oferecemos no estado, como os Centros de Atenção Psicossocial [Caps] e as Unidades Básicas de Saúde", explicou Marlúcia.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!