Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO HUMANITÁRIA

Famílias do Bailique recebem alimentos, água e atendimento de saúde em ação emergencial do Governo do Amapá

Força-tarefa do Estado levou serviços neste domingo, 3, para as comunidades ao Norte do distrito de Macapá, que enfrentam salinização e estiagem.

Por Alexandra Flexa
03/11/2024 14h21

Moradores relatam problemas de pele, vômito, dores abdominais, diarreia e infecção urinária Moradores relatam problemas de pele, vômito, dores abdominais, diarreia e infecção urinária O Governo do Estado atendeu neste domingo, 3, às famílias da região Norte do arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, que residem nas comunidades mais afetadas pela forte estiagem e salinização dos rios. A ação emergencial é voltada para os moradores de 34 comunidades e inclui distribuição de água, alimentos e atendimentos de saúde e assistência social.

No amanhecer do dia, mães e pais de família já se organizavam em busca dos serviços na base montada na comunidade de Arraiol. A moradora de Marrequinha, Renilde Batista da Silva, de 24 anos, levou a pequena Celena, de 9 meses, para receber atendimento. Ela conta que a falta de água potável prejudica, sobretudo, a saúde das pessoas.

Renilde Batista da Silva, 24 anos, e a pequena Celena, de 9 mesesRenilde Batista da Silva, 24 anos, e a pequena Celena, de 9 meses"Essa ação do governo trouxe um alívio muito grande para nós, principalmente para quem tem crianças, pois muitos têm alergia a água salgada. A seca e a salinização acabam com as plantações e a gente perde porque não tem como descer com a produção para vender, e ainda ficamos sem alimentos. Então, para nós, esse apoio é muito importante", declarou Renilde.

A ação visa amenizar as dificuldades das pessoas que sofrem os impactos da estiagem que prejudicam as plantações, a pesca e a agricultura, que são as principais fontes de renda da região.

Ação emergencial cadastra moradores para receber água e alimentosAção emergencial cadastra moradores para receber água e alimentosAlém da distribuição de água potável, as equipes de governo fazem o acolhimento com atendimento humanizado para cerca de mil pessoas com serviços de saúde e entrega de 250 kits de alimentos e 250 galões de água mineral de 20 litros.

Atendimentos seguem até terça-feira, 5Atendimentos seguem até terça-feira, 5"Diante das dificuldades enfrentadas, a distribuição dos kits de mantimentos e água é uma medida do Governo do Estado para minimizar os impactos e garantir a segurança alimentar das famílias. Concluindo essa ação de emergência, uma macro ação está sendo organizada para atender todas as comunidades ainda este mês", explicou a secretária adjunta de Estado da Assistência Social, Rozana Duarte.

Ações imediatas

Famílias receberam kits de alimentosFamílias receberam kits de alimentosDurante a ação humanitária, adultos, crianças e idosos, receberam os serviços de saúde tais como aferição de pressão, testes de glicemia, pesagem, consulta com clínico geral e distribuição de remédios e hipoclorito.

Nos casos em que há necessidade, os pacientes receitados já recebem aplicação de medicamentos e os que precisam de cuidados especializados, são encaminhados de acordo para o hospital. A moradora Iranete Pinheiro Maciel, mãe da pequena Quelren, de 2 anos, buscou as consultas médicas para ela e a filha. 

"Aproveitei para me consultar junto com minha filha, a água salgada prejudica muito a nossa saúde com aparecimento de doenças de pele e outros casos. Fui bem atendida e recebi toda e medicação. Que continue mais ações como esta", ressaltou Iranete.

Famílias sabem já com as medicações receitas pelo médicoFamílias sabem já com as medicações receitas pelo médicoO clínico geral, Danillo Bozzo, explica que devido a salinização da água, muitas impurezas ocasionam problemas de saúde.

"Muitas pessoas acabam tendo problemas de doenças provocadas pela salinização que contamina a água doce com impurezas. Os problemas mais relatados são infecção na pele, vômito, dores abdominais, diarreia e infecção urinária. Após as consultas, todos os pacientes receberam medicamentos e encaminhamentos para tratamento", detalhou o médico.

Após as entregas de mantimentos e água mineral feitas na comunidade do Arraiol para os moradores da região Norte, a frente de trabalho chega a outra base, dessa vez na Vila Progresso para concluir a distribuição de água potável.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!