Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Planetário Móvel: Governo do Amapá encerra programação de astronomia atendendo mais de 7,5 mil alunos de Santana

Durante dois meses de ações itinerantes realizadas no município, mais de 20 escolas receberam o Planetário Digital Móvel.

Por Kelison Neves
30/05/2024 08h01

Mais de 7.500 alunos de Santana são atendidos em projeto do Governo do Estado sobre astronomia Mais de 7.500 alunos de Santana são atendidos em projeto do Governo do Estado sobre astronomia

Nesta quarta-feira, 29, o Governo do Amapá encerrou a programação “Astronomia no Meio do Mundo”, contabilizando mais de 7.500 alunos atendidos no município de Santana. Durante dois meses, estudantes de 27 escolas estaduais e municipais tiveram acesso ao Planetário Digital Móvel e participaram de simulações realistas sobre o espaço sideral.

Com o objetivo de promover a popularização de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores, o trabalho foi coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), que pretende levar o Planetário para todo o estado.

O Planetário é composto por uma cúpula inflável, caixa de som, ar-condicionado portátil e projetor tecnológico, que possibilita a sensação de realidade aumentada em 360°, o espaço comporta até 35 pessoas por sessão.

“De forma imersiva e inovadora, esse projeto aproximou a astronomia dos estudantes de Santana, o que foi um sucesso. A ideia é expandir a atividade para os demais municípios“, disse Marceli Coimbra, gerente de ações estratégicas da Setec. 

Em Santana, a Escola Municipal Iranilde de Araujo Ferreira foi a última a receber a visita do Planetário Digital Móvel, durante a programação “Astronomia no Meio do Mundo”. Para o diretor adjunto da unidade de ensino, Vitor Machado, o impacto do projeto nos estudantes foi positivo e estimulante.

“Ficamos muito feliz com essa iniciativa do governo, porque é uma prática importante para agregar conhecimento no processo de aprendizagem dos alunos”, ressaltou o gestor. 

Após sair da sessão do Planetário, a pequena Adria Santos, de 10 anos, falou que a experiência foi única e reveladora, pois agora tem uma nova noção sobre os corpos celestes.

“Achei muito bacana, na sessão pude aprender muito sobre o nosso planeta, o universo e as estrelas. Agora, meu interesse aumentou, quero estudar mais sobre o mundo da astronomia”, disse a estudante. 

Ciência e educação

A estrutura foi adquirida por meio de emenda parlamentar de R$ 1 milhão, articulada pelo ex-deputado federal Luiz Carlos. Com o recurso, a Setec já comprou dois planetários móveis, um investimento de R$ 392 mil. Com o restante do valor, a secretaria planeja adquirir um equipamento fixo, que poderá ser instalado em Macapá.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!