Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá discute plano de trabalho com a Defesa Civil nacional para ampliar auxílio às famílias atingidas por alagamentos em Macapá

Macapá segue com 32 pontos de alagamentos mapeados em toda a cidade.

Por Worchiely Costa
16/02/2024 09h00

Governador Clécio Luís tratou das próximas ações para amenizar os estragos dos alagamentos em MacapáGovernador Clécio Luís tratou das próximas ações para amenizar os estragos dos alagamentos em Macapá

O governador Clécio Luís se reuniu com a equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, para tratar do plano de trabalho que vai garantir a liberação de recursos para reforçar o atendimento aos moradores do Aturiá, que tiveram as casas destruídas pelas fortes marés do Rio Amazonas e as famílias atingidas pelas fortes chuvas na Macapá.

O encontro, na quinta-feira, 15, contou com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o senador Davi Alcolumbre; o deputado federal, Josenildo Abrantes; a Defesa Civil do Estado e a Secretaria de Assistência Social.

"Saímos de uma reunião com a Defesa Civil Nacional, e a vinda do ministro Waldez aqui foi para se colocar à disposição, assim como está fazendo para todo o estado, para nos ajudar nesse período de enfrentamento das fortes chuvas. Nós tivemos um momento crítico na última terça-feira, mas sabemos que o período de chuvas ainda não acabou, por isso precisamos continuar com as ações", pontuou o governador.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que também deve buscar a antecipação de programas sociais como Bolsa Família, por exemplo, para dar suporte às famílias beneficiadas com o programa federal.

"Desde terça-feira, estamos juntos com o Governo do Estado, apoiando as prefeituras de Macapá e Santana, fizemos reconhecimento sumário da situação de emergência decretada pelo governador Clécio, e agora estamos reunindo com ambos para tratar os planos de trabalho. Vamos buscar também a antecipação de programas sociais e outros benefícios. O Ministério da Saúde que pode apoiar muito com kit de saúde, atendendo mil pessoas", destacou o ministro.

O senador Davi Alcolumbre também vem acompanhando e articulando políticas para apoiar as famílias em Macapá. "Estamos monitorando toda essa situação delicada que os moradores estão enfrentando. Tanto o Governo do Estado como o Federal não estão medindo esforços para minimizar o impacto dos prejuízos causados pelas chuvas", reforçou.

Acolhimento às famílias

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos da cidade.

Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde. 

Em outra frente, o Governo do Estado presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: