SVS realiza ação de testagem para prevenir doenças respiratórias em idosos do Abrigo São José
Ação que ocorreu nesta quinta-feira, 20, também monitora os registros de síndromes gripais entre os moradores.
Monitoramento reforça prevenção contra gripe, comum no período chuvoso
Nesta quinta-feira, 20, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP) promoveu mais uma ação de testagem rápida para a detecção da Covid-19 e influenzas A e B no Abrigo São José, em Macapá. A iniciativa visa identificar casos das doenças e prestar a assistência necessária para evitar a propagação dos vírus no ambiente.
A vigilância laboratorial foi realizada pelo Laboratório de Saúde Pública do Amapá (Lacen) e o monitoramento dos registros, pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), ambos vinculados à SVS.
“O deslocamento das pessoas pertencentes aos grupos de risco até os locais de realização de testes para detecção da Covid-19 e influenza pode expô-las ainda mais às infecções, por isso levamos o serviço até os idosos”, pontuou a superintendente, Margarete Gomes.
Para a diretora-executiva do Lacen, Lindomar dos Anjos, a ação foi mais um trabalho integrado das instituições para acompanhar de perto a situação epidemiológica dos moradores.
“Foi mais um trabalho integrado entre as instituições. Fizemos a coleta de swab nasal para realizar o teste molecular para pesquisa de vírus respiratórios, e a partir dos resultados, vamos trabalhar em conjunto com a direção do abrigo para garantir a saúde dos idosos”, acrescentou Lindomar.
Segundo a gerente do Abrigo São José, Tatiane Barreto, nesse período do ano, quando as chuvas são mais intensas no Amapá, os casos de gripe são comuns entre os idosos. “A ação da SVS reforça outras medidas já adotadas para prevenção das doenças respiratórias aqui”, disse Tatiane.
Os idosos estão entre os grupos mais vulneráveis às doenças respiratórias devido à deficiência e fragilidade do sistema imunológico por causa da idade.
Esse é o caso do morador Francisco Alves, de 71 anos, que possui doença pulmonar crônica. Ele chegou ao abrigo em 2015 e, desde então, recebe cuidados redobrados com a saúde. O idoso foi o primeiro a fazer os testes. “Doeu um pouco, mas eu sei que é para meu bem”, disse Alves.
O Abrigo São José está localizado no bairro Santa Rita, Zona Sul da capital. Atualmente, 78 idosos vivem no espaço, que oferece toda assistência para os residentes, como alimentação adequada, cuidados com a saúde e uma atenção mais cuidadosa com as necessidades de cada um dos moradores.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!