Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Semana do Policial Civil no Amapá homenageia profissionais que se dedicaram à segurança pública

Histórias, reencontros e reconhecimento marcaram programação nesta terça-feira, 18.

Por Marcelle Corrêa
18/04/2023 21h00

Profissionais receberam homenagens do Sindicato dos Policiais Civis do Amapá

Reconhecer e agradecer. Essas foram as duas palavras que resumiram as homenagens aos profissionais aposentados da Polícia Civil do Amapá, que aconteceu nesta terça-feira, 18, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AP). A programação fez parte da "Semana do Policial Civil", que acontece até sábado, 22.

A delegada Iaracy Andrade foi uma das homenageadas e relembrou, emocionada, do ingresso à PC do Amapá na década de 1980, quando o estado ainda era Território Federal. Ela conta que iniciou a carreira como escrivã e em 1985 se tornou delegada do município de Mazagão. Muitos trabalhos com a equipe eram realizados de maneira itinerante nas comunidades.

"O estado, que era Território, só tinha 5 municípios e Mazagão era imenso. As pessoas não conseguiam ir até a delegacia, então nós íamos até elas. Juntávamos as ocorrências de maior gravidade e nos deslocávamos para as comunidades e acampávamos em casas, e com a nossa máquina de datilografia, instaurávamos os inquéritos policiais”, relembrou.

Já atuando em Macapá, Iaracy conta que diariamente, à meia noite, as equipes policiais saiam em comboio pela cidade para fazer as rondas. A Avenida Padre Júlio era o limite das chamadas "permanências", hoje delegacias, que existiam na época: a do bairro Pacoval e a do Trem, que atualmente funciona a 6ª Delegacia de Polícia da Capital.

"A gente fazia contato com o pessoal da Polícia Militar, Científica e saíamos para as ruas. Naquela época o índice de criminalidade era menor e quando acontecia algum fato, a gente resolvia. Eu tenho muito orgulho de falar do meu trabalho. Eu não me aposentei, me aposentaram, foi compulsório porque eu amava meu serviço", disse empolgada. A servidora atuou por 38 anos.


A programação é promovida pelo Sindicato dos Policiais Civis do Amapá (Sinpol). De acordo com o presidente da entidade, Alexandre Verçosa, as homenagem são uma forma de reconhecer os profissionais que construíram a polícia.

"São pessoas que fizeram parte da história da Polícia Civil em nosso estado e devem sim, ser homenageadas e reconhecidas pelo sindicato e pela instituição, pela segurança pública do Amapá pelo trabalho que entregaram para a sociedade amapaense”, disse o presidente.

O delegado-geral da Polícia Civil, Cezar Augusto Vieira, relata que momentos como estes são necessários para valorizar a história, a marca que cada servidor deixou na instituição.

"É um ciclo que começa desde o ingresso do servidor na instituição, até o momento em que ele deixa. E durante o tempo que se cumpre essas aividades, a vida pessoal se mistura com a vida profissional. Não tem como ser diferente e o reconhecimento tem que ser muito grande. Esse resgate do servidor público, enquanto bem mais precioso que nós temos dentro da intituição, é importantissímo, pois uma vez polícia, sempre polícia", ressaltou Vieira.


O secretário adjunto de Segurança Pública, Paulo Reyner, ressaltou o fortalecimento da segurança feito pelo Governo do Amapá, com a nomeação de 114 novos membros da Polícia Civil e falou da valorização de quem se dedica ao serviço público.

"Como delegado, fico emocionado em ver tantas pessoas experientes e que foram inspiração para mim assim que ingressei na instituição em 2010. Através deles, a Polícia Civil se tornou uma instituição forte, que consegue ao mesmo tempo capacitar os novos policiais sem esquecer a valorização dos profissionais que ajudaram a construir a polícia”, destacaou Reyner.

Confira a programação da Semana do Policial Civil

Sexta-feira, 21
3ª Corrida da Polícia Civil do Estado do Amapá
Horario: 6h15
Largada: em frente ao Sinpol-AP
Endereço: Avenida Professor Cora de Carvalho, 3161 - Santa Rita

Sábado, 22
Torneio de Tiro
Horario: 8h
Local: Estande de tiro do Catte
Endereço: comunidade de Ilha Redonda, KM 12,5, da BR-156, Ramal do Marques, Retiro Nossa Senhora de Fátima, nº 200

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: