Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

No Hospital da Mulher Mãe Luzia, movimento Cultural conta a história de Jesus sob a ótica feminina

Peça do Movimento Desclassificáveis é baseada em passagens da Bíblia.

Por Andreza Teixeira
05/04/2023 17h39

Peça foi apresentada no período de Páscoa

O Movimento Cultural Desclassificáveis apresentou o espetáculo “Cristo por Elas” no Hospital da Mulher Mãe Luzia (Hmml). Com a participação só de mulheres, o espetáculo traz de forma inusitada a breve e grandiosa passagem de Jesus no mundo sob a ótica feminina.

Para a diretora do hospital, Cristiane Barros, o momento, além de suavizar a rotina do lugar, traz diversas reflexões sobre tolerância, inclusão e respeito às mais diversas formas da arte.

“O período de Páscoa nos leva a refletir sobre nossas atitudes, então, trazer uma narrativa de acordo com perspectiva de mulheres em um lugar onde a vida se inicia é muito oportuno. Sem contar no acesso à cultura que a ação proporciona, talvez muitos aqui nunca tiveram a oportunidade de assim um espetáculo como esse”, comentou.

Na apresentação, as personagens Maria, mãe de Jesus; Maria Madalena; Marta, Maria de Betânia, a mulher Samaritana; e Ostara contam momentos que passaram ao lado de Jesus, segundo passagem bíblica.

De acordo com o diretor do espetáculo, Paulo Alfaia, a narrativa encenada abre a discussão sobre 'qual o papel das mulheres na vida de Jesus?' e dá voz ao público feminino que, segundo o diretor, é pouco citada na tradição biblica.

“Sem princípios julgadores, o espetáculo vem de forma clara revelar o que há por trás dessas grandes mulheres que acompanharam todo calvário da vida de Cristo", ponderou. 

"Cristo por elas" é apresentada sempre na Semana Santa, desde 2010, e tem duração de 45 minutos. A encenação aconteceu no corredor do hospital, respeitando o fluxo, e foi prestigiada por pacientes, acompanhantes e funcionários.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: