Covid-19: fiscalização volta a flagrar desrespeito às medidas de proteção à vida
Festas clandestinas, aglomerações, balneários lotados e desrespeito aos decretos no fim de semana.
Fiscalizações continuam nas ruas do estado.
A força-tarefa formada por equipes do Governo do Estado, Municípios e o Ministério Público Estadual (MPE/AP) encontraram várias irregularidades durante o fim de semana em desrespeito às medidas de proteção à vida fixadas por conta da pandemia de covid-19. Situações aconteceram após a flexibilização concedida para as comemorações do dia 12 de junho, Dia dos Namorados.
Mais de 70 estabelecimentos foram fiscalizados e, especialmente, no domingo, 13, balneários como a praia de Fazendinha - totalizando mais de 500 amapaenses abordados. Segundo os agentes, o que chamou a atenção foram as festas clandestinas organizadas com bastante aglomeração e sem nenhum tipo de cuidado sanitário, como o uso de máscaras e álcool em gel.
Na sexta-feira, 11, foram 66 estabelecimentos abordados, sendo que 17 foram notificados por algum tipo de descumprimento dos decretos. Já no dia 12, em que o funcionamento foi até a meia-noite, teve menos ações, no entanto, mesmo assim, seis estabelecimentos foram autuados.
No domingo a fiscalização foi voltada aos balneários e cerca de 350 pessoas foram abordadas em diversos locais próximos e foram verificados o número significativo de infrações.
A reincidência preocupa os técnicos e agentes de saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP).
“Mais uma vez as aglomerações e o desrespeito às medidas de proteção à vida ocorreram. A fiscalização endureceu, isto está bastante divulgado para empresários e para as pessoas no geral. O apelo à sensibilidade continua, assim como as fiscalizações irão continuar”, declarou Dorinaldo Malafaia, superintendente da vigilância em saúde estadual.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!