Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Policiais Militares recebem orientações sobre mudanças no processo eleitoral de 2020

Orientações serão intensificadas entre os órgãos que participam diretamente da realização das eleições. Este ano a votação acontecerá no mês de novembro.

Por Weverton Façanha
20/08/2020 17h00

Evento ocorreu no auditório do quartel do Comando Geral do PM/AP.

Na quarta-feira, 19, os comandantes de batalhões e chefes de diretorias da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), receberam orientações sobre as eleições municipais de 2020. O intuito é capacitar os profissionais de segurança pública para a identificação de crimes eleitorais e como agir em ocorrências envolvendo candidatos e eleitores.

Palestrado pelo Procurador Federal Joaquim da Costa Neto, o tema Mudanças nas eleições municipais 2020 e o papel da PM diante das modificações orienta os policiais quanto aos procedimentos a serem adotados, como coleta de provas e o relato eficiente da ocorrência; além de outras questões relativas ao período eleitoral. O evento ocorreu no auditório do quartel do Comando Geral do PM/AP.

O subcomandante-geral da PM/AP, coronel PM Petrúcio Renato Alves, ressaltou que a Polícia Militar sempre estará presente para realizar um trabalho dentro das diretrizes da lei.

“Já temos expertise em trabalhar no processo eleitoral, mas tivemos algumas mudanças e agora conhecemos essas modificações e vamos tirar nossas dúvidas e, posteriormente, esses comandantes e diretores irão repassar para a tropa todos os detalhes das alterações. Mas, reafirmo que a PM está e sempre estará preparada para qualquer situação”, enfatizou.

Faltando menos de três meses para o pleito eleitoral, que acontece este ano no mês de novembro, devido a pandemia de covid-19. Haverá ainda uma intensificação nos trabalhos de orientações entre os órgãos que participam diretamente da realização das eleições.

Após as orientações e estudos, a Polícia Militar montará um planejamento que será usado durante as eleições e um plano específico para o dia da votação.

Novas datas

O primeiro turno acontecerá em 15 de novembro. Já o segundo turno, previsto apenas para cidades com mais de 200 mil habitantes, foi marcado para 29 de novembro.

Número de eleitores

O Amapá tem 517.102 eleitores aptos a votarem nas eleições de 2020, nos 16 municípios. A capital Macapá concentra o maior número de eleitores com 292.718, o que representa 56% do total. Na outra ponta, Pracuúba tem o menor número: 3.544

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: