Covid 19: Governo do Estado testa profissionais de saúde em Calçoene
Equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde levou 100 testes rápidos para o município.
Testagem dos profissionais da saúde em Calçoene.
Intensificando o combate à covid-19 em todo estado, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) deslocou uma equipe ao município de Calçoene, norte do Amapá.
Os técnicos estiveram na cidade nos dias 26 e 27 de maio, o foco da ação foi realizar testes para a doença nos profissionais de saúde na sede do município e no distrito do Lourenço. A equipe da SVS também orientou os trabalhadores sobre as ações de intensificação no combate à doença.
A medida intensifica um trabalho que já vem acontecendo, uma vez que o Estado aplica testes de forma contínua em trabalhadores de áreas como saúde e segurança pública.
No primeiro dia da ação, a aplicação dos testes aconteceu na Unidade básica de Saúde (UBS) José Ribamar dos Santos e no Centro de Atendimento ao Coronavírus - unidade criada pela prefeitura de Calçoene para atender pacientes acometidos pelo vírus. Já no dia 27, a testagem ocorreu na UBS do Distrito de Lourenço.
Além dos profissionais de saúde, também foram testados agentes de segurança pública e alguns moradores de comunidades de difícil acesso.
Dos 100 testes realizados, oito apresentaram resultados positivos, sendo todos de moradores da comunidade; eles receberam orientações para o tratamento e foram encaminhados à UBS. Nem um trabalhador da saúde apresentou resultado positivo.
O médico do Centro de Covid de Calçoene, Egno Paulo, falou sobre a importância da testagem
“Nós estamos na linha de frente e muitas vezes os sintomas são mínimos e passam despercebidos. Portanto, é importante testar para evitar que os próprios profissionais sejam transmissores da doença”, afirmou o médico.
O Estado tem somado esforços com os municípios no combate a pandemia, como afirma o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia:
“Estamos, desde o início, dando suporte a todos os municípios. Se necessário, enviamos equipes de resposta rápida para acompanhar de perto os profissionais da saúde e orientar no combate à covid-19”, frisou.
Com uma população de poucos mais 11 mil habitantes, Calçoene registrou, até o dia 28 de maio, 47 casos confirmados de coronavírus e 73 casos suspeitos, além de uma morte.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!