Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Acordo possibilita transferência de paciente de Oiapoque para Caiena

Adolescente, de 13 anos, estava em estado grave com quadro de cardiomegalia. Estabilização e tratamento serão feitos em Caiena.

Por Redação
11/02/2020 15h50

Paciente sendo recebido pela equipe francesa.

O Acordo de Cooperação para o atendimento de urgência e emergência na área de fronteira entre Brasil e França, possibilitou o salvamento de um jovem brasileiro transferido na segunda-feira, 10, para um hospital em Caiena, no território francês.

O paciente, de 13 anos, estava internado no Hospital Estadual de Oiapoque (HEO) e precisava ser transferido para receber assistência com aparato especializado. Segundo a unidade, ele tem cardiomegalia, que é uma anormalidade de aumento do coração.

Devido a longa distância até a capital amapaense, a direção do HEO recorreu à Guiana Francesa, pelo Acordo de Cooperação, que estabelece diretrizes e protocolos de atendimento de urgência e emergência para a assistência na área de fronteira.

Para evitar um ataque cardíaco, o adolescente precisa de tratamento específico, então teve que ser levado até a Ponte Binacional, onde foi recebido por uma equipe francesa e encaminhado ao hospital da Guiana para, primeiramente, ser estabilizado.

“O paciente foi estabilizado na Guiana. Como o quadro ainda é considerado grave, ele teve que ser encaminhado para Caiena. Ele está sendo assistido por equipes francesas, mas segue sendo monitorado por nós” ressaltou o diretor do HEO, Reginaldo Soares.

Acordo de Cooperação

O vínculo é fruto de tratativas que vêm sendo feitas desde 2010, quando houve o pacto de promoção à saúde entre Brasil e França, através do Ministério da Saúde. Atualmente, os acordos são feitos pelo Comitê Estadual de Saúde, para reduzir as burocracias.

No ano passado, 20 pacientes brasileiros foram transferidos e receberam assistência médica do lado francês e 18 estrangeiros no Hospital de Oiapoque.

Segundo o secretário de saúde, João Bittencourt, também foi assinado um termo para disponibilizar intérpretes para facilitar a comunicação.

“Nesses casos, a comunicação para a transferência do paciente, bem como o monitoramento dele, é feita entre os médicos da regulação do hospital de Oiapoque e da Guiana. Em dezembro do ano passado nós fomos até Oiapoque assinar um termo para disponibilizar dois tradutores que auxiliarão essa tramitação do nosso lado”, disse.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: