Nutricionista dá dicas para aproveitar as festas de fim de ano sem exageros
Equilíbrio na hora de comer é essencial para aproveitar os cardápios sem se preocupar com a saúde.
Fim de ano chegou, época de festas, drinques e, claro, os deliciosos pratos típicos desse período, que enchem os olhos e o apetite de todos na hora de comer. A nutricionista Rosilene Santos, que atua no Governo do Estado, tem dicas de como aproveitar sem exagerar. Confira:
- A primeira dica é ter como entrada alimentos ricos em fibra, de preferência saladas cruas, com vegetais ou frutas para dar um sabor diferente. “Um prato colorido mostra uma variedade maior de alimentos, também indico que a pessoa coma apenas pequenas porções dos pratos disponíveis, assim ela vai comer de tudo, mas evitar a sensação desconfortável de ter passado dos limites na comida”, explicou a nutricionista.
- Para o prato principal prefira o peru de forno, é uma carne magra e por isso menos calórica. Como acompanhamento opte pelo arroz branco com legumes, que também pode ser substituído pela quinoa, que é rica em proteínas e fibras.
- Nos doces a atenção tem que ser redobrada, principalmente para as pessoas que têm doenças crônicas como diabetes e hipertensão. É comum o aumento nos atendimentos para esses pacientes nesse período do ano.
- “Eles acabam exagerando em frituras, em comidas com alto teor de sal e nos doces. Uma alimentação muito calórica e excedem o sal e a gordura, o que acaba acarretando consequências, por causa dessa má alimentação. São muitas tentações, mas temos que pensar na questão da saúde e substituir para pode aproveitar”, ressaltou Rosilene.
- Nas bebidas troque o refrigerante pelos sucos naturais. O vinho apesar de ter um alto teor calórico possui também um lado funcional, se ingerido em uma quantidade razoável, mas é sempre importante lembrar que se beber, não dirija.
- “Temos que respeitar os nossos limites. O excesso de álcool, açucares e gordura prejudicam principalmente o rim e o fígado, órgãos responsáveis pelo processo de desintoxicação do corpo. Na nutrição tudo é permitido desde que em quantidades equilibradas”, finaliza.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!