Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Batalhão Ambiental da PM apreende 60 Kg de pescado no interior do estado

Espécies acará, branquinha, tamuatá e traíra estão com pesca proibida devido ao período de defeso.

Por Redação
25/11/2019 14h07

Infratores foram abordados durante a noite com pescado proibido

Uma denúncia anônima levou militares do Batalhão Ambiental da Polícia Militar lotados em Aporema, distrito do município de Tartarugalzinho, a apreenderem 60 quilos de peixes que estão protegidos pelo período de defeso iniciado no último dia 15 de novembro.

De acordo com o tenente Adauto Matos, da Divisão de Relações Públicas e Imprensa do Batalhão Ambiental, o pescado estava condicionado em uma caixa de isopor e um balde, e foi encontrado em um veículo abordado domingo, 24, no ramal que dá acesso ao distrito. As espécies apreendidas foram acará, branquinha, tamuatá e traíra. Junto com o pescado foi encontrado ainda um mutum (ave) abatido e uma arraia.

Diante do flagrante, duas pessoas foram autuadas por crime ambiental. O pescado apreendido foi doado aos moradores do assentamento São Benedito, na região de Aporema.

“É a segunda apreensão de espécies que estão com a pesca proibida, devido ao período de defeso. Isso configura crime ambiental”, frisou Matos.

A primeira apreensão aconteceu sexta-feira, 22, no porto de Santana, onde foram apreendidos 100 kg de pescado. O responsável pelo peixe não foi localizado e o pescado foi doado para uma instituição filantrópica de Santana.

Defeso

O período de defeso segue até 15 de março. Durante esses meses a pesca de 23 espécies de pescado está proibida.

No defeso somente a pesca para subsistência está liberada para quantidade de até 5 kg de pescado. Quem for flagrado com quantidade acima disso poderá sofrer sanções como multas que variam de R$ 700,00 a R$ 1.00,00, dependendo da quantidade de pescado apreendido com o infrator.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: