Governo do Amapá prepara profissionais de enfermagem para inserção do DIU na Atenção Primária
Governo do Amapá prepara profissionais de enfermagem para inserção do DIU na Atenção Primária
Com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres a métodos contraceptivos seguros e gratuitos, o Governo do Amapá, está capacitando profissionais de enfermagem da Atenção Primária à Saúde (APS) para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). A iniciativa fortalece o cuidado e a autonomia feminina no planejamento reprodutivo.
Durante a formação, os profissionais recebem aulas teóricas e práticas sobre acolhimento humanizado, manejo clínico, técnica de inserção e acompanhamento das usuárias. Com a qualificação, enfermeiros e enfermeiras passam a estar aptos a realizar o procedimento diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), garantindo mais agilidade e acesso às mulheres em todo o estado.
O DIU de cobre é um método contraceptivo reversível, gratuito e altamente eficaz, com duração de até 10 anos. Disponível no SUS, pode ser utilizado por mulheres de diferentes idades, inclusive adolescentes e aquelas que nunca engravidaram. A ação integra as estratégias do Governo do Amapá para fortalecer a atenção integral à saúde da mulher e promover os direitos sexuais e reprodutivos.
🎤 *Sugestão de entrevistados:*
Nair Mota, secretária de saúde do Amapá
Cintia do Socorro, conselheira do Coren/AP