Notícias
14/02/2014 9h25 - Atualizado em 14/02/2014 9h25
Sesa prioriza ações para controle e combate à infecção hospitalar
Araciara Macêdo
araciara.macedo@gmail.com
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), promove um programa de sensibilização para combate e controle da infecção hospitalar.

O primeiro passo é o treinamento da equipe multidisciplinar, que desenvolve funções no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do HCAL sobre a importância da higienização das mãos, utilização de equipamento de proteção individual e manipulação de insumos priorizando o bem-estar do paciente.

A enfermeira da CCIH, Josemara Rodrigues, observa que várias infecções que atingem pacientes no complexo hospitalar poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, que deveriam ser tomadas por servidores e familiares que mantêm contato com pacientes. "Lavar as mãos é um ato simples, mas importante para quem está em contato com os internados, evita infecções no ambiente hospitalar", pondera.

A enfermeira esclarece, também, que a equipe que trabalha na CCIH visa à educação do trabalhador, do acompanhante do paciente e de familiares. "Precisamos que todos se envolvam para que a infecção hospitalar não seja frequente, para isso priorizamos a educação continuada com elaboração de manuais e guias para servidores e acompanhantes".

Conheça a CCIH

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar é um órgão assessor da direção do HCAL, com autonomia plena para decidir sobre assuntos que estiverem relacionados ao controle e prevenção da infecção hospitalar. Tem como objetivo promover ações para a redução de incidência e da gravidade de infecções hospitalares.

As CCIHs foram criadas através da Portaria nº 2.616, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde. Para entender melhor como funcionam, acesse o link http://www.ccih.med.br/portaria2616.html e leia a portaria na íntegra.

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação