Notícias
17/04/2013 14h26 - Atualizado em 17/04/2013 14h26
Prodap entrega Data Center ao Governo do Amapá no segundo semestre deste ano
Isabelle Braña
isabellebrana@hotmail.com
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Data Center do Governo do Amapá atenderá aos rigorosos padrões internacionais e sua infraestrutura terá alta segurança física e lógicaEstá prevista para dezembro a entrega de um Data Center ao Parque Computacional do Governo do Estado do Amapá (GEA). A informação foi anunciada nesta quarta-feira, 17, pela presidência do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), órgão gerenciador de toda a tecnologia do Estado.

Nesta terça-feira, 16, o presidente do Prodap, José Alípio Junior, esteve reunido com a equipe técnica do órgão para discutir os últimos detalhes para implantação do projeto básico do Data Center. Participou do encontro o diretor de Tecnologia Computacional do Processamento de Dados do Pará, Fernando José Bentes.

Assim como o Amapá, o Pará discute, já em fase final, a implantação do seu Data Center. A parceria firmada entre Prodap e Processamento de Dados do Pará (Prodepa) garante aos dois estados a troca de informações, compartilhamento de soluções e a garantia de tecnologias para o Amapá e Pará.

Fernando José Bentes (Prodepa) e José Alípio Júnior (Prodap): parceria entre Pará e Amapá"Esse será o primeiro Data Center certificado pela ABNT do Amapá. Seu sistema de inteligência é feito para atender os rigorosos padrões internacionais e sua infraestrutura terá alta segurança física e lógica. É a primeira vez que teremos Data Center deste porte no Estado", declarou José Alípio.

De acordo com a equipe técnica do Prodap, o projeto do Data Center possui certificado de conformidade dentro das normas ABNT NBR, órgão responsável pela normalização técnica no país e que fornece a base necessária ao desenvolvimento tecnológico no Brasil. Ele conta com estrutura resistente ao fogo e à água, além de possuir monitoramento remoto dos equipamentos e ambiente e gerador de energia e nobreaks exclusivos.

O que é um Data Center

É o local onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados de uma empresa ou organização. São projetados para serem extremamente seguros, abrigam servidores e bancos de armazenamento de dados, processando grande quantidade de informação. Montados em um salão protegido contra acesso indevido, tem piso elevado para possibilitar a passagem de cabos elétricos e de dados, armários metálicos (racks), onde são montados os equipamentos, e um ambiente totalmente controlado.

Experiência internacional

Em dezembro de 2012, José Alípio Junior cumpriu agenda nos Estados Unidos a convite da Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA). Durante a viagem, o presidente do Prodap conheceu Data Centers de algumas cidades americanas. A experiência de conhecer as tecnologias mais avançadas do mundo serviu de base para o processo de discussão e implantação do Data Center do Governo do Amapá.

Isabelle Braña/Prodap

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação