‘Parte de um planejamento que valoriza o que já existe’, evidencia Clécio Luís no anúncio da reconstrução do Centro Azevedo Picanço em Macapá
Obra de reestruturação e ampliação lançada pelo Governo do Amapá vai transformar espaço público e histórico em um moderno teatro.
No lançamento da reestruturação do Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, na sexta-feira, 31, o governador Clécio Luís destacou o empenho em recuperar prédios históricos para o Amapá. A obra do Governo do Estado vai transformar o espaço em teatro, modernizando e ampliando a estrutura cultural disponível aos artistas e à comunidade amapaense, no Centro de Macapá.
“Essa obra garante a manutenção de um espaço muito importante para a história do Amapá. Agora nós vamos reformar para transformá-lo num teatro e receber apresentação de música, de dança, de poesia, de teatro, do audiovisual, do cinema, de todas as cenas culturais, e vai ter tudo que há de melhor para um teatro desse porte. Essa obra faz parte de um planejamento que valoriza o que já existe, tal como estamos fazendo com o Teatro das Bacabeiras, a Residência do Governador, o Macapá Hotel, e a Fortaleza de São José; e como já fizemos com a escola de artes Cândido Portinari; a Biblioteca Elcy Lacerda; e a Rádio Difusora de Macapá”, afirmou Clécio Luís.
A reconstrução do prédio conta com recursos de R$ 2,5 milhões, provenientes de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, com contrapartida de R$ 3 milhões do Tesouro Estadual.
“O ato de hoje tem enorme significado para a nossa história. O antigo centro de convenções sediou as principais solenidades que o Amapá tinha nos anos 80 e 90, e nada melhor do que esse espaço ser transformado em um teatro, porque tem tudo a ver com a trajetória, a história e a cultura da nossa gente, do nosso povo e do Amapá”, destacou o senador.
Em clima festivo, o lançamento foi marcado pela “Tardezinha Cultural”, um sarau de palco livre aberto ao público, reunindo artistas locais em performances de música, poesia e artes cênicas.
“Quando ficar pronto, será mais um espaço cultural para os segmentos culturais do Amapá. O centro de convenções tem história. Eu passei por aqui, inclusive no começo da minha carreira. Agradecemos o empenho do governador Clécio e do senador Randolfe em trazer esse espaço de volta”, agradeceu o cantor Amadeu Cavalcante.
O projeto prevê modernização completa da estrutura física, para a melhor iluminação, sonorização e acústica, incluindo reparos, novas instalações elétricas e hidrossanitárias, adequações de acessibilidade e melhorias estéticas internas e externas, garantindo conforto, segurança e funcionalidade aos futuros frequentadores.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!