Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estudantes da Escola Lucimar Amoras participam do projeto ‘Giro das Profissões’ e exploram caminhos para o futuro profissional

Com apoio do Governo do Amapá, evento estimula o protagonismo juvenil e a preparação para o mercado de trabalho.

Por Breno Pantoja
31/10/2025 10h50
Com o tema “Minha Profissão, Meu Futuro!”, o evento reuniu cerca de 40 alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio

Os estudantes da Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castillo, em Macapá, participaram na quinta-feira, 30, do projeto “Giro das Profissões”, uma iniciativa que busca orientar os jovens sobre as possibilidades de carreira profissional e estimular escolhas conscientes para o futuro. Com o tema “Minha Profissão, Meu Futuro!”, o evento reuniu cerca de 40 alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, que apresentaram mini stands com pesquisas e exposições sobre as profissões que pretendem seguir.

De caráter interdisciplinar, o Giro das Profissões integra o itinerário formativo Pós-Médio e abrange diversas áreas do conhecimento, como Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Literatura, Inglês, Artes, Química, Biologia, Geografia, História, Matemática, Física e Educação Física. O objetivo é aproximar o conteúdo teórico da realidade prática e profissional.

Segundo o professor de Geografia e coordenador do projeto, Juaci Reis, a ação tem sido essencial para fortalecer o protagonismo juvenil e ajudar os estudantes a fazerem escolhas mais conscientes sobre o futuro.

“O objetivo é proporcionar aos estudantes uma experiência que os ajude a reconhecer suas vocações e compreender a importância de planejar o futuro com base em talentos e valores”, destacou o professor.

O educador explica que o projeto está inserido no itinerário Pós-Médio, que prepara os alunos para a vida acadêmica e o mercado de trabalho.

“Dentro do ensino médio integral, temos o itinerário formativo chamado Pós-Médio, que trabalha as habilidades do aluno para que ele possa enxergar o tipo de profissão que deseja seguir. O Giro das Profissões vem como um mecanismo que auxilia os estudantes a pesquisarem sobre as áreas de interesse, conhecerem diferentes carreiras e tomarem decisões mais seguras sobre o futuro”, complementou Juaci.

O professor de Geografia e coordenador do projeto, Juaci Reis

Realizado pela terceira vez, o projeto tem se consolidado como um espaço de troca e aprendizado, contribuindo para que a transição dos jovens para a vida pós-escolar seja mais estruturada e inspiradora.

Os 40 estudantes participaram da edição do projeto, apresentando pesquisas sobre áreas como Carreira Militar, Informática, Engenharia Elétrica, Psicologia, Advocacia e Farmácia.

Entre eles, Carlos Daniel, de 19 anos, aluno do 3º ano, escolheu representar a profissão de professor universitário. Inspirado pela mãe, formada em Letras, ele contou que sempre sonhou em ensinar e contribuir com a ciência e a educação.

“Escolhi apresentar a profissão de professor universitário porque acredito que ela vai muito além da sala de aula. O professor contribui para o desenvolvimento da ciência, da educação e da sociedade. Sempre gostei de estudar e ensinar, e ter a oportunidade de inspirar outras pessoas é um sonho. Minha orientadora, professora Janisa Soares, me apresentou o lado bonito da docência, de transformar vidas e criar novas amizades através do conhecimento”, relatou o estudante.

O estudante Carlos Daniel

Já as alunas Maria Eduarda, de 17 anos, e Luara Marina, de 16, ambas do 2º ano, se uniram para apresentar a profissão de farmacêutica. O stand do grupo foi um dos mais criativos, com ambientação que representava o ambiente hospitalar, o laboratório e a drogaria.

“A farmácia é uma área ampla, que vai desde a cosmetologia e a toxicologia até a farmacologia e a análise clínica. Escolhemos esse tema porque gostamos da área da saúde e da prática em laboratório”, explicou Luara.

Já a estudante Maria Eduarda afirmou que o sonho dela é ser perita criminal, mas primeiro, precisa passar pelo curso de farmácia.

“Acabei me encantando pela farmácia por ser uma profissão dinâmica e com várias possibilidades”, completou Maria Eduarda.

As alunas Maria Eduarda e Luara Marina apresentram projeto sobre a profissão de farmacêutica

Além de inspirar os alunos das séries finais, o projeto também desperta o interesse dos estudantes mais jovens, como destacou o professor Juaci.

“Os alunos das séries inferiores também participam como ouvintes e visitantes, conhecendo as profissões apresentadas. Isso já serve de base e inspiração para que, no futuro, possam fazer escolhas mais seguras e conscientes”, afirmou o coordenador.

O Giro das Profissões integra o itinerário formativo Pós-Médio e abrange diversas áreas do conhecimento

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação